
O Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica é um evento anual de economia com uma abordagem multidisciplinar. Desde sua primeira edição, em 2017, tem ocorrido todos os anos. O objetivo do evento é promover o debate científico sob a perspectiva do liberalismo clássico e da livre iniciativa. Além disso, o fórum visa mobilizar e compartilhar experiências e práticas bem-sucedidas entre empresários, pesquisadores, professores, estudantes e organizações não-governamentais interessados na liberdade econômica, buscando construir pontes para a interação entre a academia e a sociedade civil.
O evento inclui sessões de apresentação de trabalhos científicos e sessões plenárias, que contam com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, reconhecidos como autoridades em seus campos de atuação. No menu lateral esquerdo deste site, podem ser encontradas normas para submissão, informações sobre a comissão organizadora, anais das edições anteriores e informações relevantes sobre a instituição promotora.
Em sua nona edição, o Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica discute os desafios do liberalismo diante da ascensão do protecionismo e do nacionalismo no cenário global. Entre tarifas elevadas dos EUA, barreiras comerciais e reformas liberais em países como a Argentina, o evento convida a refletir sobre como preservar e fortalecer a liberdade econômica em um mundo cada vez mais dividido entre abertura e retração.
Toda programação do evento, incluindo os horários das sessões de apresentação dos trabalhos aprovado, é divulgada na plataforma EVEN 3.
Promover o debate científico multidisciplinar sob a ótica do liberalismo clássico e da livre iniciativa, discutindo os caminhos para o desenvolvimento sustentável por meio do empreendedorismo e da inclusão produtiva.
Mobilizar e compartilhar experiências e práticas bem-sucedidas entre empresários, pesquisadores, professores, estudantes e organizações não-governamentais interessados nos temas relacionados à liberdade econômica, com o objetivo de construir pontes para a interação entre a academia e a sociedade civil mais ampla.
1) Tamanho de governo e política fiscal.
2) Segurança jurídica, direitos de propriedade e propriedade intelectual.
3) Moeda, bancos, finanças, investimento, política monetária e instrumentos financeiros.
4) Comércio exterior, fluxo de capitais e relações internacionais.
5) Regulação, concorrência, ambiente de negócios e competitividade.
6) Gestão, empreendedorismo e inovação.
7) Instituições, liberalismo, corrupção e governança.
8) Políticas públicas, avaliação de impactos e economia comportamental.
9) Filosofia, ética, confessionalidade e legitimidade moral do liberalismo.
10) Escola Austríaca - filosofia, direito ou economia
11) Educação financeira e empreendedora
12) Análise de mercado e estudos setoriais
13) Criptomoedas, economia digital e inteligência artificial
14) Reorganização das cadeias produtivas e de valor
