A imagem mostra um globo do mundo ao lado direito. No fundo da imagem, aparece uns detalhes em preto por cima de uma parte branca, lembrando uma peça de dominó.
Atualidades

Universitários discutem sistema jurídico do Brasil, Egito e Reino Unido

Evento reuniu Universidade Presbiteriana Mackenzie, British University of Egypt e a London South Bank University

04.05.202114h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universitários discutem sistema jurídico do Brasil, Egito e Reino Unido

No dia 27 de abril, aconteceu de forma on-line o "Student Comparative Law Conference ‘International Legal Perspectives from Three Continents’", uma parceria da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), British University of Egypt e a London South Bank University, em que os estudantes compartilharam informações e ideias sobre aspectos gerais do sistema jurídico de cada país, cumprimento de contratos, soluções alternativas de disputas contratuais, Estado de direito e direitos humanos. 

Com o intuito de motivar o contato entre os discentes do Brasil, Egito e do Reino Unido, já no dia 20 de abril, houve uma reunião prévia com os estudantes para testar a plataforma de transmissão. De acordo com a professora da Faculdade de Direito (FDir), Geisa de Assis Rodrigues, durante este processo houve constante supervisão e apoio dos professores organizadores. “Foi criado um grupo de WhatsApp com a participação de professores e alunos onde foram compartilhados materiais de interesse acadêmico e pessoal, o que proporcionou uma rica experiência de aprendizado para todos”, conta. 

No dia do evento, cada tema foi abordado por 30 minutos repartidos entre as apresentações dos estudantes das Universidades, e na sequência os alunos foram divididos em grupos menores, sendo um grupo dos apresentadores para identificar as similitudes e diversidades das temáticas apresentadas, e os demais estudantes participantes para comentar as apresentações e apresentar eventuais questionamentos. 

Após cada rodada de apresentação e debates, todos se reuniam em plenária para compartilhar comentários e erradicar dúvidas. Segundo a professora, a metodologia adotada ensejou ampla participação dos alunos e mesmo os que não fizeram apresentações tiveram oportunidade de participar ativamente nos grupos menores e nas plenárias.

Toda a concepção da Conferência foi debatida em reuniões prévias entre os professores da UPM, Geisa de Assis Rodrigues e Pedro Buck, coordenador da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI); da London South Bank University, Andy Unger e Farnush Ghadery; e da British University of Egypt, Hassan Abdelhamid e Yasmine Moneim.

“Nossos estudantes puderam aprimorar a sua expressão na língua inglesa, estudar tópicos importantes da disciplina jurídica, enfrentar o desafio de se apresentar para uma grande audiência, articular ideias, refletir sobre outras possíveis opções normativas, conhecer novas pessoas e, enfim, expandir seus horizontes”, pontua Geisa.

A professora aproveitou para agradecer aos apresentadores que representaram o Mackenzie durante o evento: Bárbara Oliveira, Bárbara Galante, Victoria Dean, Amanda Gandelman, Rodrigo Paixão, Isadora Meier, Isabel Kairuz, Stella Alcalá, Matheus Ferreira, Beatriz Alvares, Carolina Kim e Caroline Caldas.