Cultura

Semana de Acessibilidade e Inclusão é aberta com coreografia sobre rodas

Programação ocorrerá até a próxima sexta-feira, 23 de setembro 

20.09.202215h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Semana de Acessibilidade e Inclusão é aberta com coreografia sobre rodas

Nesta segunda-feira, 19 de setembro, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) promoveu a palestra Aspectos da Inclusão Encontrados na Confessionalidade e Apresentação Artística do Solidariedança. O evento, que ocorreu no auditório Escola Americana, foi transmitido pelo YouTube, e deu início à Semana de Acessibilidade e Inclusão do Mackenzie. 

A ação foi aberta com a fala da coordenadora de Gestão por Competências, Tiara Rabaglio. “Vamos falar bastante de acessibilidade e inclusão para que, um dia, não seja necessário falar bastante de acessibilidade e inclusão. A ideia é fazer uma troca de informações relevante para multiplicarmos o conhecimento sobre essa temática”, frisa. 

Em seguida, a Associação Solidariedança realizou uma apresentação coreográfica apresentada por dois bailarinos, sendo um deles cadeirante. “O Solidariedança é um trabalho artístico, anticapicitista, feito a muitas mãos e muitas rodas. Acreditamos que o artista cadeirante pode produzir arte, conteúdo e que ele tem talentos.”, destaca a coreógrafa da Solidariedança, Cintia Paiva. Ela ainda menciona a necessidade de fomentar a arte e ressignificar o uso da cadeira de rodas, pois ela não é um fim, mas uma possibilidade diferente de seguir a vida. 

O momento devocional e a palestra do dia foram ministrados pelo reverendo Gildásio Reis, que lembrou os convidados sobre a origem do DNA Mackenzista ser a inclusão. Foram pontuadas diversas passagens bíblicas que incentivam a importância de amar quem é diferente. 

As pautas a serem abordadas durante os cinco dias de programação foram pensadoas para trabalhar desde as dúvidas mais gerais e teóricas, até as dinâmicas práticas, visando afunilar a temática de inclusão.  

“O IPM oferece vários serviços de acessibilidade, e nessa semana não seria diferente. Disponibilizamos, durante todos os eventos, intérpretes de Libras, audiodescrição e espaços reservados para cadeirantes para trazer as pessoas com deficiência para perto”, pontua a responsável técnica pelo Programa Mackenzie de Inclusão (PMI), Cristiane Lico. 

A Semana de Acessibilidade e Inclusão ocorre até a próxima sexta-feira, 23 de setembro. Confira toda a programação e inscreva-se para participar por meio do site

 

Serviço 
Semana de Acessibilidade e Inclusão 2022  
Data:
de 19 a 23 de setembro  
Inscrição:clique aqui