Pesquisa e Inovação

Professor Dr. Lucas Freire do CMLE recebe prêmio internacional

No dia 5 de novembro, o prof. Lucas Freire do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica esteve em Grand Rapids, no estado de Michigan, EUA, para apresentar no Instituto Acton a Preleção Calihan (Calihan Lecture) deste ano, por ocasião do recebimento do Prêmio Michael Novak 2018.

12.11.201816h14 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor Dr. Lucas Freire do CMLE recebe prêmio internacional

No dia 5 de novembro, o prof. Lucas Freire do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica esteve em Grand Rapids, no estado de Michigan, EUA, para apresentar no Instituto Acton a Preleção Calihan (Calihan Lecture) deste ano, por ocasião do recebimento do Prêmio Michael Novak 2018. Freire discutiu sobre a temática da "Crise na Praça Pública" tomando como ponto de partida a teologia pública na tradição cristã reformada. A palestra fez parte de uma conferência internacional sobre o mesmo tema. Outros convidados especiais foram os teólogos Miroslav Volf da Universidade Yale e Richard Turnbull, do Centre for Enterprise, Markets and Ethics baseado em Oxford.

O tema da crise na praça pública tem sido discutido por todo o mundo em referência ao embate entre políticos e eleitores de direita e de esquerda. Boa parte da literatura a respeito do tópico denuncia a globalização e a economia de mercado como causas profundas da crise. O prof. Freire, na sua palestra, mostrou que, pelo contrário, é o mau uso do mercado e da globalização, distorcidos por uma esfera política bastante inchada, que levam ao desânimo da população em geral com a praça pública. Para o prof. Freire, seguindo a linha teórica do falecido intelectual e primeiro-ministro holandês Abraham Kuyper (1837-1920), a raiz do problema encontra-se no pressuposto religioso de que o processo político seria divino, pois as pessoas depositam sua esperança nele. A praça pública é composta por várias esferas, além da esfera política, e cada uma tem o seu papel a desempenhar. O inchaço do processo político atrofia as demais esferas.

A palestra do prof. Freire, que foi ao mesmo tempo o discurso de aceitação do Prêmio Michael Novak 2018 oferecido pelo Instituto Acton, discutiu também os papeis positivos que o mercado e as associações intermediárias têm a contribuir para a praça pública na formação de comunidades e promoção de valores. A palestra foi precedida de uma recepção para que os convidados pudessem interagir com o palestrante, e seguida de um jantar de encerramento. Além do próprio Instituto Acton, a revista religiosa norte-americana The Banner relatou detalhes sobre a palestra.

O prof. Freire falou também como convidado no dia 9 de novembro aos membros da filial da Alexander Hamilton Society no Hillsdale College em Michigan. O grupo discutiu as causas e possíveis consequências da eleição de Jair Bolsonaro ao cargo de presidente da república do Brasil. Os alunos daquela universidade que compareceram puderam interagir com o prof. Freire a respeito dos desafios que o presidente eleito tem pela frente e questões de política externa. OHillsdale Collegian, um jornal interno, entrevistou o professor do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica em sequência à sua palestra.

O vídeo da Preleção Calihan pode ser acessado no site https://livestream.com/ActonInstitute/kuyperconf