Banner sobre o guia do Mackenzista
Atualidades

Guia Prático do Mackenzista: tudo que o calouro precisa saber para curtir a universidade

Selecionamos algumas dicas essenciais para todo estudante do Mackenzie 

24.01.202212h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Guia Prático do Mackenzista: tudo que o calouro precisa saber para curtir a universidade

Depois de tantos desafios e de superar o tão temido vestibular, finalmente chegou a hora de começar seus estudos na faculdade. Foram horas e horas de estudos para dar seus primeiros passos em busca da qualificação profissional e acadêmica. Porém, iniciar a vida universitária pode gerar algumas dúvidas e incertezas, e, para te ajudar, listamos alguns conselhos e dicas para você ficar por dentro de todas as oportunidades que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferece. Assim, você pode se preparar e começar seu ciclo no ensino superior bem calmo e tranquilo. Confira!

Identidade mackenzista

O Terminal Informativo Acadêmico (TIA) é a identidade mackenzista,  uma sequência de números que vai facilitar sua vida durante a faculdade. Com o famoso TIA,  você consegue acessar diversos serviços no  Portal do Aluno, como conferir suas notas, faltas, horários das aulas e solicitar documentos. Além de ser digital, cada aluno recebe uma carteirinha física, que permite a entrada no campus. A dica é: se não quer pegar fila, não esqueça a sua!

Ah, e com seu TIA você consegue acessar a rede Wi-Fi do Mackenzie de forma gratuita, sem precisar gastar sua internet. Uma maravilha, não é mesmo?

A melhor parte do dia: hora de comer!

A hora da refeição é uma hora sagrada! Sabendo disso, dentro do Mackenzie existem diversas opções para os alunos se alimentarem. Mas, se for da sua preferência, você pode trazer  sua comida de casa, porque dentro do campus tem micro-ondas para utilizar à vontade. E se depois de comer bater aquela preguicinha, temos vários espaços de descanso, para quem ama dar uma deitadinha após almoço.

Atividades além da faculdade

A faculdade já exige muitas tarefas dos estudantes, então, quando o calouro ingressa no seu primeiro dia de aula e já escuta “horas complementares", dá aquele desespero… Mas calma! Todos os alunos, durante seus anos no Mackenzie, precisarão completar uma determinada quantidade de horas em atividades extracurriculares, que variam de acordo com o curso, e sem elas não é possível se formar. São divididas em: acadêmicas, científicas e extensão/cultural. Para validar essas horas, o aluno precisará sempre mandar um comprovante. Mas é mais fácil do que parece: dentro do Mackenzie há diversas oportunidades para ir complementando as horas e vocês terão bastante tempo para fazer isso. Porém, não deixe tudo para última hora!

Iniciação Científica

Para você que adora pesquisa e tem vontade de colocá-la em prática, a Iniciação Científica é uma ótima opção. O Mackenzie oferece laboratórios para os alunos realizarem testes, no qual você é o dono da sua análise e escolhe o assunto que quer aprofundar, sempre claro, com supervisão dos professores. É uma ótima oportunidade para ir se preparando para o TCC e ainda por cima vale horas complementares científicas.

Intercâmbio

Sempre sonhou em estudar fora do país? A sua hora é agora, afinal é uma oportunidade para aprender uma nova língua e adquirir experiências únicas para a sua vida. O Mackenzie tem convênios com diversas Instituições, em mais de 40 países, e todo semestre surge um novo processo seletivo, alguns oferecem até bolsa-auxílio para os alunos se manterem no exterior. Não fique de fora dessa!

Curso de Idiomas

Atualmente, é essencial saber outros idiomas , para viajar e sobreviver mundo afora, além de ser um diferencial no mercado de trabalho. A UPM conta com o Mackenzie Language Center (MLC), que oferece cursos de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e também português, voltado para estrangeiros que estão fazendo intercâmbio aqui na Universidade.

Mackenzie Carreiras

Para uma aprendizagem completa, é necessário testar na prática, ou seja, estagiar. No Mackenzie, os cursos possuem uma carga horária obrigatória de estágio e, pensando em facilitar essa busca para o aluno, a UPM conta com a plataforma Mackenzie Carreiras, que integra Universidade, alunos e empresas, e serve para anunciar vagas e recrutar estudantes de forma on-line. Tudo pensado para ajudar nossos mackenzistas de forma simplificada!

Monitoria

A monitoria é um programa que busca estimular os alunos a desenvolverem competências e habilidades relacionadas à área acadêmica, como pesquisa, troca de conhecimento, elaboração e preparação de materiais para as aulas, dentre outras. A melhor parte é que o programa ainda disponibiliza bolsas para seus monitores, além de contar como horas complementares e enriquecer seu currículo. Não perca essa oportunidade!

Agência Junior

A Agência Júnior é coordenada pelos próprios alunos da graduação. Se você tem interesse em adquirir experiência em sua futura área de atuação, elaborando projetos, fazendo planejamentos e outras ocupações, entrar para a Agência Júnior do seu curso com certeza é o caminho ideal e uma grande oportunidade que você, calouro, não pode deixar passar!

Trabalho Voluntário

O Mackenzie Voluntário é um programa  de incentivo ao voluntariado e, além de ser uma atividade de extrema relevância, é essencial para agregar grandes valores à sua formação. A melhor parte é que você pode escolher a área que mais se interessa para trabalhar, como: Educação; Saúde e Bem-estar; Cultura e Esportes; Empreendedorismo Social, etc. Você também pode ser líder de seu próprio projeto. É sempre bom lembrar que essa atividade é perfeita para contabilizar horas complementares culturais, viu, calouro?

Seleção Mackenzie

Você é um calouro que ama o esporte? Então, você já sabe onde vai passar muito tempo nos próximos anos da sua graduação. Aqui na UPM você pode participar da Seleção Mackenzie! São diversas modalidades para você escolher a que melhor se encaixa. Para isso é simples, basta entrar em contato pelo e-mail: esportes@mackenzie.br ou telefone: (11) 2114-7610 para entender melhor!

Coral

Para quem gosta do universo musical, a boa notícia é que o Mackenzie possui algumas possibilidades para quem tem interesse: o Coral Universitário, Coral Mackenzie e o Coral Jovem Cênico Mackenzie. Para mais informações, basta entrar em contato no telefone 2114-8746. Vale lembrar que dentre as três opções, o único que exige alguma experiência é o Coral Universitário. Venha fazer parte!

Com essas dicas sua vida acadêmica será mais fácil e saber dessas oportunidades que a faculdade oferece desde o início fará grande diferença! Você vai começar sua vida mackenzista no dia 01° de fevereiro e, para isso, não deixe de participar da recepção aos calouros. Não perca essa oportunidade! Aproveite esse momento, porque passa rápido.