Palestra Gestão de Pessoas, Compliance e Proteção de Dados.
Atualidades

Compliance, proteção de dados e gestão de pessoas em palestra no CONARH 2022

Último dia de encontro contou com participação de professores mackenzistas

25.04.202218h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Compliance, proteção de dados e gestão de pessoas em palestra no CONARH 2022

A 48ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), promovido pela ABRH Brasil, começou no dia 18 de abril e foi até o dia 20 de abril, de forma presencial, no São Paulo Expo. No último dia de encontro, a palestra Gestão de Pessoas, Compliance e Proteção de Dados foi ministrada por Giovani Saavedra, professor de Direito Político Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); e Túlio Tayano Afonso, professor de Direito do Trabalho da UPM.

Os docentes iniciaram o debate explicando o termo Compliance, pois é muito comum dentro das empresas os colaboradores ouvirem falar da expressão e não saberem seu real significado. Ao pesquisar a definição da palavra, temos como resultado “estar em conformidade”, que na verdade não seria o melhor conceito.

“Compliance é gerenciar os riscos dentro de uma empresa. O assunto é muito amplo, mas para a área de gestão de pessoas a gente tem de focar em três fases: o momento de seleção dos funcionários, o preenchimento do contrato e o desligamento da pessoa na empresa. Devemos ficar atentos nessas fases e cuidar dos riscos de forma detalhada”, destacou o professor Saavedra.

De acordo com os professores, além de gerenciar riscos dentro de uma empresa, é preciso não esquecer que este é um trabalho que envolve diretamente a vida das pessoas, então, as regras são importantes, mas não o suficiente para resolver o problema. Por isso, o principal é mostrar, na prática, a importância do Compliance no trabalho.

Segundo o professor Afonso, o tema, hoje, talvez seja o mais relevante para os Recursos Humanos (RH), pois envolve interações com pessoas, a transparência, a proteção de dados e o cumprimento de normas.

“O RH tem um desafio que sempre digo que é o maior dentro de uma empresa, pois se trata da relação com pessoas e a gente sabe que é muito delicado, porque envolve sentimentos. Então esse é um tema central para o CONARH, para o RH, para os trabalhadores e também para a empresa”, finalizou Afonso.

O Mackenzie esteve na 48ª edição do CONARH com um estande que apresentou seus produtos e serviços, abrangendo também as diversas áreas da UPM, com palestras diárias recheadas de conteúdos de qualidade com especialistas nas mais variadas áreas. Essa foi a primeira edição do Congresso a ocorrer presencialmente após dois anos de pandemia de covid-19 e marcou a volta de um dos maiores eventos mundiais em Recursos Humanos.