Ética e Cidadania

Colégio Mackenzie leva alunos a simulação da ONU em Harvard e Yale

Iniciativa promove a busca por soluções para problemas globais 

03.04.202313h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie leva alunos a simulação da ONU em Harvard e Yale

Alunos do programa High School do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) unidades São Paulo, Brasília e Tamboré participaram recentemente da simulação da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em Harvard e Yale, nos Estados Unidos.  

Durante duas semanas, os 20 estudantes, acompanhados pelos coordenadores de Ensino Internacional do CPM, Anderson Magalhães e Erika Zaidan, participaram das conferências, onde puderam compartilhar ideias e soluções para questões globais, além de estabelecer acordos e compromissos com delegações de diversos países. 

“Estamos muito orgulhosos da representatividade de nossos Colégios na Harvard Model United Nations e Yale Model United Nations 2023 através de nossos alunos”, comentou a coordenadora de Ensino Internacional no CPM Tamboré, Érica Constantino. 

Os alunos participantes são fluentes em inglês e experientes em conferências desse tipo, uma vez que os colégios oferecem simulações para alunos a partir do 9° ano na Confemack, baseada na Conferência das Nações Unidas. O evento, realizado pela CPM Tamboré, proporciona aos alunos a oportunidade de integrar delegações de diferentes países e compartilhar ideias para enfrentar os desafios da sociedade global. 

A aluna do 3° ano do Ensino Médio CPM Tamboré, Sophia Bastos, explica que participar de um comitê não é só debater até que sua opinião seja ouvida, “é sobre fazer história, colocar-se no lugar de um país, formar blocos e criar soluções em conjunto para ajudar o mundo”, enfatiza.  

Além da participação nas conferências em Harvard e Yale, os alunos fizeram visitas pedagógicas em Washington DC e Nova York, onde conheceram a sede das Nações Unidas. “Foi uma oportunidade deslumbrante, que agregou engajamento e evolução em cada membro da simulação. As memórias, superações e amizades guardarei por longos anos”, frisa o estudante do 3° ano do Ensino Médio CPM Tamboré, Pedro Bruno. 

Para Henrique Franceschi, aluno do 3° ano do Ensino Médio CPM Tamboré, a experiência contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades sociais, bem como sua independência. “Ficar 15 dias longe da família, com desconhecidos, conversando em outra língua e em outro país, expandiu os horizontes em relação ao meu futuro”, afirma. 

O CPM acredita que a participação dos alunos em conferências é uma forma de incentivar o engajamento dos jovens na busca por soluções para problemas globais, além de promover o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro profissional. 

João Victor Zaki, aluno do 3° ano do Ensino Médio CPM Tamboré, explica que a conferência foi uma das melhores experiências de sua vida. “Mais que uma viagem, foi um conjunto de novos aprendizados transformadores", conclui.