Atualidades

ChatGPT, eu escrevo para você: projeto do Colégio Mackenzie explora uso da IA no ensino

Ação busca incentivar o uso consciente da ferramenta tecnológica na educação

06.04.202315h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

ChatGPT, eu escrevo para você: projeto do Colégio Mackenzie explora uso da IA no ensino

No atual debate acerca do uso da inteligência artificial (IA) e dos desafios que tecnologias como o ChatGPT apresentam ao ensino, a trilha de Storytelling do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo adotou uma abordagem inovadora no projeto ChatGPT, eu escrevo para você. Guiados pelos princípios e valores que orientam a prática educativa da instituição, essa ação busca explorar o uso consciente da IA no ensino.

O projeto, concebido pelo professor Luis Octavio Alves, aborda temas cruciais, como o bem-estar dos jovens, o uso ético do chat no contexto escolar e social (incluindo o combate aos plágios e outras práticas inadequadas), a importância da privacidade de dados, a prevenção da reprodução de preconceitos nas ferramentas e a transparência no funcionamento da tecnologia.

Para extrair o melhor das inteligências artificiais no ensino, uma das premissas fundamentais do projeto, segundo o seu idealizador, é incentivar o aluno a aprimorar o domínio da língua portuguesa, incluindo seus recursos expressivos e estilísticos. Esse aspecto torna-se ainda mais relevante ao considerar que a maioria das IAs é treinada com base em textos em inglês, o que pode ocasionar erros e mal-entendidos.

Ao desenvolver suas habilidades linguísticas e comunicativas, os estudantes estarão capacitados não apenas a interagir com a IA de forma mais eficiente, mas também a compreender seus limites e possibilidades. Dessa forma, o Colégio Mackenzie contribui para formar alunos mais preparados para enfrentar os desafios e as oportunidades que a IA apresenta no mundo atual.

É crucial que as instituições de ensino brasileiras compreendam os benefícios da IA evitando cair na armadilha de negar os avanços proporcionados por essa tecnologia. O CPM adota uma postura proativa, encara os desafios e explora o potencial da IA para enriquecer o processo educacional e a formação dos estudantes.

O projeto ChatGPT, eu escrevo para você exemplifica como a educação pode tirar proveito da IA e enfrentar os desafios tecnológicos com responsabilidade e ética. Ao investir no aprimoramento das habilidades linguísticas e comunicativas dos alunos e abordar temas essenciais relacionados à IA, a instituição demonstra seu compromisso em formar indivíduos conscientes e preparados para enfrentar um mundo em constante transformação.