Colégio Mackenzie realizará treinamento para simulação da ONU

Atividade tem como objetivo preparar alunos por meio da apresentação de pesquisas feitas pelos próprios estudantes

01.06.202218h45 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie realizará treinamento para simulação da ONU

Entre os dias 04 e 11 de junho, das 8h às 12h, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (COM) Brasília realizará a Simulação interna INMACK 2022, direcionado para preparação para a Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS) da Universidade de Brasília (UNB). O evento promove a familiaridade com temas importantes para a sociedade e para o conhecimento de caminhos acadêmicos pelos quais o estudante pode percorrer na vida universitária.

O objetivo principal, além de instruir os jovens para atividades da ONU em universidades de renome internacional, é proporcionar aos estudantes um contato direto com assuntos que permeiam as provas de vestibular e, oportunamente, fornecer maior compreensão sobre a construção de uma sociedade melhor. São exercitadas ao longo das oficinas, as capacidades de escrita, negociação, oratória, relacionamento interpessoal e a utilização da linguagem formal.

O projeto segue os modelos de trabalhos similares que acontecem durante a Harvard Model United Nations (HMUN) e a Yale Model United Nations (YMUN), promovidos pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Regionalmente, também pode ser destacado como exemplo o Brazilian Model United Nations (BSBMUN), coordenado pela Escola Americana de Brasília.

Participarão do treinamento os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio que se inscreveram no posto de atendimento próximo ao Instituto Bicho da Terra. Após o trabalho, que é de natureza acadêmica, os estudantes receberão certificados de participação, válidos em inserção de currículo e nota de desempenho.

O projeto consiste na realização de pesquisas em uma das áreas do conhecimento humano (saúde, tecnologia, humanidades) e os resultados são colocados na forma de política externa de determinado país e apresentados em um fórum multilateral, como a ONU.

Nesta etapa, os jovens tornam-se delegados da nação ou entidade escolhida e devem defender o ponto de vista segundo a temática proposta e seguindo o padrão utilizado pelo órgão simulado.

Dentre os benefícios da simulação, está a compreensão da realidade das diversas áreas em que poderão atuar futuramente, tendo maior clareza sobre qual formação optar para cursar no Ensino Superior. Com o auxílio de universitários e professores do CPM Brasília, eles podem dedicar maior atenção a assuntos de pertinente discussão na atualidade e que contribuirão para a edificação de sua consciência cidadã.

O programa

Nos últimos anos, o CPM tem desenvolvido atividades que proporcionam aos estudantes a participação em projetos pedagógicos ancorados em princípios de responsabilidade social e ambiental, pesquisa acadêmica e crescimento pessoal, mediante o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, articulação, flexibilidade, ética e respeito nas relações.

Desde 2017, foi firmada a parceria com o Instituto Bicho da Terra, instituição especializada em simulações internacionais que tem como meta alcançar ampliação e consolidação da preparação para a Simulação Interna do CPM, o INMACK.