Atualidades

Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo participa de reunião com MackGraphe

Desenvolvimento de projetos na área de compósitos avançados foi tema do encontro

06.02.202312h09 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo participa de reunião com MackGraphe

Na quinta-feira, 02 de fevereiro, o Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe) recebeu a visita da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) para discutir possíveis parcerias, principalmente na área de compósitos avançados. A reunião aconteceu no prédio do MackGraphe, campus Higienópolis.

O Mackenzie e a Marinha Brasileira possuem uma sólida parceria, desde 1946, a partir do torneio esportivo Mac-Nav e, segundo o diretor geral do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto, a ocasião foi uma oportunidade para discutir como o conhecimento científico tecnológico, gerado pelo MackGraphe, pode atender às necessidades da Marinha, em termos de inovação.

“O foco está voltado para a área de compósitos avançados, seja ligado a tintas especiais, revestimento anticorrosivo ou estruturas, que pela utilização do Grafeno, são mais leves e resistentes”, disse o diretor sobre o rumo da possível parceria. 

De acordo o Vice-Almirante e assessor chefe da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Alfredo Martins Muradas, a Marinha busca conhecer institutos e locais de excelência pelo país para que possam contribuir com suas demandas.

“Vejo que o Mackenzie, na área de Grafeno e Nanotecnologia, já tem ótimas iniciativas e que, eventualmente, podem contribuir para as demandas que temos. É um local que desenvolve novas tecnologias e cria novas competências”, apontou o Vice-Almirante.

Participaram da reunião o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o gerente de Projetos do MackGraphe, Marcelo Silva Oliveira; o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do MackGraphe, Marcos Nogueira Eberlin; e os pesquisadores Camila Marchetti Maroneze, Cecília de Carvalho Castro e Marcos Daniel Vozer Felisberto.

Pelo lado da AMAZUL estiveram presentes o Capitão de Mar e Guerra, Tomé Albertino de Sousa Machado; o Capitão de Mar e Guerra, Adalto Braz da Silva Junior; o Capitão de Fragata, Fábio Ferretti; e o engenheiro Rafael Faraone Rando. 

Já pela comitiva do CTMSP, participaram o Capitão de Mar e Guerra, Rafael de Abreu González; a Capitão de Corveta, Marina Cortês Pires; o Capitão de Corveta, Gabriel Giannini de Cunto; a Capitão-Tenente, Rafaela Imamura; a Capitão-Tenente, Patrícia Puhl; e o encarregado da Seção de Materiais Poliméricos da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, Delmo Amari Nishitsuji.


Veja mais