Pesquisa e Inovação

Mackgraphe e FEMPAR discutem projeto de coração artificial

As duas instituições discutem parcerias em pesquisa e inovação

17.04.202318h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackgraphe e FEMPAR discutem projeto de coração artificial

O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (Mackgraphe), recebeu a visita de um grupo de pesquisa da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), representado pelos cirurgiões Oswaldo Malafaia, Luis Fernando Kubrusly e Fernando Issamu Tabus. O objetivo foi elaborar o detalhamento final de dois grandes projetos em pesquisa e desenvolvimento, que contam com a parceria da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Um dos projetos tem como objetivo a construção de um coração artificial, com estrutura que utiliza nanocompósito de grafeno, dotado de tecnologia IoT, e constitui-se em projeto inédito e de grande importância estratégica na área de saúde, sobretudo voltado pacientes em fila de transplante. O outro projeto da parceria é denominado “curativos inteligentes”, que deve gerar inovação de grande impacto pela relevância da aplicabilidade na recuperação de queimados, em que o Hospital Universitario Evangélico Mackenzie (HUEM) é uma grande referência.

Na reunião, celebrou-se a parceria técnico-científica entre as duas instituições mackenzistas com áreas de atuação distintas, mas muito convergentes: uma instituição que conta com um grande hospital com demandas relevantes em inovação e um Instituto de pesquisa e desenvolvimento em nanotecnologias.  A parceria do MackGraphe com a FEMPAR é estratégica para ambas, por abrir um importante “campo de experimentação” para nanotecnologias na área da saúde, que inclui ainda o desenvolvimento de biosensores, um dos segmentos de mercado de atuação do MackGraphe.

“A parceria entre nossas duas instituições mackenzistas, promete muitos frutos em inovações pois atenderá não só as demandas da FEMPAR mas, também, apresenta boas perspectivas de mercado”, ressaltou o Diretor geral do MackGraphe, Benedito Aguiar.