Economia

UPM realiza palestra sobre sucesso feminino em grandes cargos de gestão da área financeira

Evento faz parte da XX Semana do CCSA, que vai até 13 de maio

12.05.202218h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

UPM realiza palestra sobre sucesso feminino em grandes cargos de gestão da área financeira

O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, realizou na quinta-feira, dia 12 de maio, a palestra Mulheres e a carreira em Finanças: Estratégia e Oportunidades, no auditório Ruy Barbosa, com mediação de Liliane Segura, professora pesquisadora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis e Dual Study da UPM.

A mesa do evento foi composta por Alessandra Segatelli, docente do CCSA e diretora de controladoria na Natura & Co para América Latina; Magali Leite, CFO e membro de conselho da Via, Tecnisa, Terra Santa Prop, Agrícolas, Interplayers e Comerc Energia; Patrícia Amaro, diretora de controladoria na Marsh McLennan; e Stania Moraes, CFO da Ciena e Conselheira da Furnas e Unica.

As palestrantes pontuaram a importância da inclusão, protagonismo, curiosidade, persistência, empreendedorismo, networking e inteligência emocional. De acordo com elas, existe um leque de oportunidades na área financeira que exige preparação para mudanças. Apesar das dificuldades e instabilidades, é importante não desistir e não se limitar em oportunidades e cargos por medo. Estudar constantemente, ser curioso e ter marca pessoal muito clara são essenciais para a construção da carreira.

O foco na carreira foi lembrado pela diretora de controladoria na Marsh McLennan. “Finanças é uma área muito dinâmica. ‘Gestão de pessoas’ e ‘time forte’ são fatores fundamentais para o sucesso de uma empresa”, afirmou Patrícia. Já Stania enfatizou a importância de estimular as pessoas que estão no início de sua carreira.

As convidadas aconselharam os estudantes a avaliarem com prioridade os valores das empresas e compararem com os próprios, pois a cultura da empresa precisa estar em sintonia com a do funcionário. Além disso, ressaltaram que a presença feminina cresceu, porém ainda há um longo caminho para alcançar a igualdade, visto que é um trabalho árduo, extenso e com evolução lenta. “Somos uma maioria sub-representada. Lugar de mulher é onde ela quer estar”, disseram.

Para Alessandra, as mulheres se cobram mais do que os homens. “Nós, mulheres, nos cobramos mais. Eu era sempre a única mulher na mesa. Realmente nos cobramos muito por isso. O ideal é ter um ambiente de diversidade, porque traz muitos benefícios para a performance no trabalho”. Já Magali concluiu que “as mulheres estão alcançando posições que não tinham acesso antes e, para conquistarem seu espaço, é preciso ter dedicação e disciplina”.