Com um time misto, os alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campi Alphaville e Higienópolis, conquistaram, respectivamente, o 1º e o 2º lugares no Brasil, enquanto o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré alcançou a 6ª e 14ª colocação na edição 2025 do Global Trade Challenge (GTC), competição promovida pela Bloomberg. Os nomes das equipes vencedoras foram anunciados em 21 de novembro.
De acordo com docente do Mackenzie Alphaville e coordenador do projeto, Maurício Takahashi, o resultado da disputa internacional é reflexo de um trabalho que vem sendo estruturado por professores, estudantes e funcionários e os frutos que hoje dão visibilidade são de sementes plantadas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e UPM há quase duas décadas.
“São muitas as mãos que ajudaram a construir os bons indicadores que colhemos no GTC. Isso só está sendo possível porque os líderes da instituição acreditaram, trabalharam e planejaram para que os ideais do Mackenzie se materializassem na competição”, pontua o professor Takahashi.
Os mackenzistas se destacaram ao montar planos de investimento, elaborar estratégias de geração de retorno e executar negociações em uma rede fechada, com base em dados reais e eventos cotidianos que impactam diretamente as decisões tomadas no mercado financeiro ao redor do mundo.
Foram mais de 2.500 equipes de 47 países, o que tornou o CPM Tamboré a primeira instituição de ensino médio fora dos Estados Unidos e da Europa a competir no GTC, feito que o coloca na vanguarda de uma educação que alia os ensinos teóricos a vivências práticas e inovadoras.
Na visão do professor Maurício, a iniciativa está alinhada a uma sociedade em constante transformação, por conta da tecnologia, e é preciso se adaptar. “Percebemos a presença de agentes de inteligência artificial e de robôs sendo utilizados nas dinâmicas econômicas, inclusive no GTC. Precisamos entender esse movimento de forma mais assertiva, rápida e contínua. Isso faz com que formemos estudantes mais preparados para as oportunidades que já se descortinam”, decreta.
Com certificados de reconhecimento da Bloomberg pela participação, a ação reforça o compromisso do Mackenzie com a excelência acadêmica, a inovação pedagógica e a formação de estudantes preparados para os desafios contemporâneos do mercado, refletindo o esforço dos estudantes, o trabalho contínuo de professores e de todo o corpo diretivo que estruturam projetos de alto rendimento e pesquisa aplicada em finanças.
Durante o evento, estiveram presentes a professora Magda Aparecida Salgueiro Duro, que representou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o coordenador do campus Alphaville, professor Anaor Donizetti Carneiro da Silva; a coordenadora do CPM Tamboré, professora Daniela Beraguas Tarjino; o decano de Finanças, professor Wilson Toshiro Nakamura; o gestor do Laboratório de Finanças, professor Maurício Takahashi; e os professores Patrícia da Costa Madeira Lara e Alex Marin Fonseca.


