Dicas de livros para você saber mais sobre São Paulo

Sociedade, cultura, história e política sobre a cidade mais populosa do Brasil

20.01.202010h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dicas de livros para você saber mais sobre São Paulo

A cidade de São Paulo completa 466 anos no próximo sábado, dia 25 de janeiro, e para comemorar a data o primeiro Favoritei Mackenzie do ano traz indicações de livros que retratam a capital paulista sob diferentes ângulos e períodos. Convidamos o professor da Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) Marcel Mendes,que nos indicou livros escritos por profissionais dos mais diversos ramos, como História, Jornalismo, Arquiteta e Engenharia. Durante os 150 anos do Mackenzie, muitas pessoas formadas na UPM contribuíram para a formação e construção da história da cidade de São Paulo.

Orfeu extático na metrópole - São Paulo sociedade e cultura nos frementes anos 20
Nicolau Sevcenko 

“A obra aborda São Paulo dos anos 20, portanto de um século atrás. Os anos 20 são quase que emblemáticos, porque é quando São Paulo se torna uma metrópole. De estilo colonial, começou a ganhar ares de cidade grande com o impulso da industrialização, ao incorporar tecnologia importada, desenvolver espaços de lazer, se atualizar em termos de sonoridade e também a entrar em circuitos das companhias de teatro. Recomendo este livro, porque tem a dinâmica de colocar a cidade em um clima de efervescência cultural, ressalta a cidade que entra no clima da música, das festas, da moda”.

A capital da vertigem - uma história de São Paulo de 1900 a 1954
Roberto Pompeu de Toledo

“Este pertence a uma pequena série. A Capital da Vertigem recorta a cidade de São Paulo na história a partir dos anos 1900 até 1954. É muito rico em informações sobre a dinâmica da vida social, política e todos os movimentos que fazem São Paulo se tornar uma cidade metropolitana. É um trabalho, feito por um jornalista, tem uma perspectiva de relatos, é uma narrativa que serve como referência para quem quer conhecer o dia a dia da cidade nessas décadas iniciais do século 20. Traz aspectos sociológicos, antropológicos, como as pessoas viviam. Sucede o anterior da mesma autoria, A Capital da Solidão”.

Territórios em conflito - São Paulo: espaço, história e política
Raquel Rolnik 

“Escrito por uma arquiteta e urbanista, o livro trabalha São Paulo, não tanto na perspectiva da história, mas na perspectiva de passos e contradições, choques de interesses econômicos, disputas de espaços, tensões sociais. Ao mesmo tempo se torna uma capital econômica, de grande pujança; também tem toda uma ação de exclusão, desigualdade social, problemas habitacionais, problemas ligados à mobilidade, ou seja, é uma capital de contradições. É bastante atualizado, de 2017, e tem um discurso crítico, não é uma narrativa apenas descritiva e sem opinião. Um belo livro para pensar, avaliar e, talvez, ter uma percepção melhor dessas contradições”.

ReConstruindo São Paulo 
Henrique Dinis 

“O livro, de 2019, é de autoria do professor da UPM. Com foco em São Paulo sendo reconstruída por conta da aglomeração e concentração de atividades econômicas nas regiões da cidade, redesenhando sua dinâmica. Certas regiões que eram residenciais se tornaram polos culturais, regiões que eram industriais foram sucedidas por outra atividade econômica. O desenvolvimento econômico leva a transformações urbanas e a novos centros. Isso se traduz em novas paisagens e em certas contradições. O autor trabalha exatamente com essas questões da dinâmica e transformações da cidade”.