Universidade

Boas-vindas e solidariedade durante acolhimento aos estudantes

Drive-Thru solidário foi o primeiro contato dos novos alunos com a Universidade Presbiteriana Mackenzie

02.03.202118h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Boas-vindas e solidariedade durante acolhimento aos estudantes

Entrar na universidade é um marco na vida de qualquer pessoa e, em tempos de pandemia de covid-19, esse momento mágico poderia ser prejudicado. No entanto, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e com apoio do Mackenzie Voluntário e dos Centros Acadêmicos, realizou no sábado, 27 de fevereiro, o Drive-Thru Solidário, evento de recepção aos novos estudantes em um ato de amor e cuidado com o próximo. 

Essa é a segunda vez que a Recepção Solidária conta com Drive-Thru, uma maneira segura de permitir que os calouros conheçam a Universidade em que estudarão, tenham contato com corpo acadêmico, professores e colegas de curso, ​respeitando as medidas de segurança e de distanciamento social. Os pais e novos universitários passavam em frente aos campi da UPM de carro, deixavam a sua doação de alimentos, roupas ou produtos de higiene pessoal, recebiam kits de boas-vindas e eram recebidos com muito entusiasmo por parte dos veteranos.

“É muito importante dar boas-vindas às famílias e alunos, que estão ansiosos para entrar na faculdade e vão começar o semestre de casa. Ter esse contato é uma forma de dizer que estamos aguardando vocês”, afirmou o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos. 

Participar do Drive-Thru Solidário foi de muita relevância para a nova aluna de Arquitetura, Samara Gusman. “Não tivemos várias partes do início da faculdade, então proporcionar esse Drive-Thru, pelo menos para termos um contato, é muito bom”, declarou, após entregar suas doações. 

Sentimento semelhante foi compartilhado pela estudante de Comércio Exterior, Maria Regina Galo, que contava os dias para poder pisar na Universidade. “Mesmo com a pandemia, eu queria conhecer o Mackenzie. O Drive-Thru proporciona isso e possui um ótimo propósito”, disse. 

“Com essa ação, olhamos para as demandas sociais, mas também é o momento do novo aluno ser acolhido. É um novo membro da nossa família que chega.  É um momento do aluno ter uma quebra em sua rotina, com toda a segurança, nesse momento de isolamento”, explicou o coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PREC, professor Cristiano Camilo Lopes.

O evento foi realizado nos três campi da UPM: Higienópolis, Alphaville e Campinas. Na edição anterior, realizada no começo do segundo semestre de 2020, arrecadou mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis.

A assistente de Projetos Sociais do Mackenzie Voluntário, Helena de Oliveira, comemorou a realização desta segunda edição, que evidenciou o desejo de ajudar e ser solidário, presente em todos os mackenzistas. “É uma questão de olhar para o próximo. Esse tempo de pandemia uniu mais as pessoas. Elas são mais solidárias, doam e estão ajudando mais. A pandemia trouxe essa união e o brasileiro é bem unido”, apontou. 

Ela também celebrou o maior engajamento dos estudantes na realização desta nova edição da recepção solidária. Com o apoio dos Centros Acadêmicos, mais de 100 voluntários estiveram no campus Higienópolis para ajudar no Drive-Thru e permitir que os novos alunos conheçam seus colegas de curso.

Os Centros Acadêmicos que participaram do evento foram: Centro Acadêmico Horacio Lane (CAHL), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Centro Acadêmico João Mendes Júnior (CAJMJr), Diretório de Tecnologia Mackenzie (DATEM), Centro Acadêmico de Design (DADA), Centro Acadêmico Esther de Figueiredo Ferraz (CAEFF), Centro Acadêmico Marcel Mendes (CAMM), Diretório Acadêmico de Comunicação e Letras (DACAM), Diretório Acadêmico Eugênio Gudin (DAEG), Centro Acadêmico dos Estudantes de Psicologia (CAEPsi) e Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura Mackenzie (DAFAM).