Aula Magna inaugura comemorações de 125 anos da Escola de Engenharia

Encontro on-line discutirá desafios da ciência e tecnologia na atualidade

08.03.202119h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula Magna inaugura comemorações de 125 anos da Escola de Engenharia

Na próxima quinta-feira, 11 de março, a partir das 18h30, a Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizará a sua aula magna, que terá como tema Desafios da Ciência e Tecnologia em Tempos Modernos. O evento também servirá como inauguração das comemorações dos 125 anos de fundação da Escola. O encontro será totalmente on-line, transmitido pelo canal da TV Mackenzie no YouTube.

De acordo com o coordenador de Extensão da EE, professor Bruno Lima, o tema do encontro é uma oportunidade para relembrar a importância da Instituição do ponto de vista da evolução científica. “No meio de uma revolução tecnológica que impacta toda a sociedade, meios de produção e serviços, alterando as relações econômicas, sociais e de trabalho, faz-se necessário repensar também o papel do engenheiro e sua formação”, afirma.

A aula magna contará com a palestra do diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, professor Jefferson de Oliveira Gomes, que já foi consultor da UNESCO e do Banco Mundial para educação tecnológica do futuro.

Gomes também possui experiência industrial e acadêmica na área de Engenharia Mecânica e de Produção, atuando principalmente em: análise de desempenho de processos de fabricação, análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais, auxílio à tomada de decisões industriais, sustentabilidade em processos de fabricação e gestão da inovação. Além de ter prestado suporte tecnológico e organizacional para mais de 80 empresas.

Comemorações de data histórica

Fundada em 1896, a Escola de Engenharia foi a primeira unidade acadêmica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, inaugurada com o curso de Engenharia Civil, uma das primeiras formações da área no Brasil, que na época era uma nação bastante agrária, com economia fortemente marcada pela cafeicultura. O Mackenzie, portanto, foi bastante importante para o período de industrialização, que daria o tom dos anos vindouros.

"A Escola de Engenharia possui um corpo docente altamente qualificado e faz investimentos constantes na atualização e modernização dos laboratórios e salas de aula. Ao longo destes 125 anos, os profissionais formados pela EE participaram e vivenciaram diversas transformações em nossa sociedade, evoluções tecnológicas e mudanças no mundo do trabalho, sempre ocupando papel de relevância para atender às demandas da sociedade", destaca o professor Marcos Massi, diretor da EE.

Como diz o presidente da Comissão de Divulgação da EE, professor Delmárcio Gomes, “são 125 anos de uma trajetória marcada por pioneirismo e a busca constante pela excelência do ensino na graduação e pós-graduação, unindo tradição e inovação aos preceitos do tripé - ensino, pesquisa e extensão”.

Ao longo de tanto tempo, a Instituição superou diversas dificuldades e desafios, o que conferiu força e competência no quesito inovação, que levou a Escola de Engenharia Mackenzie a ser reconhecida, nos dias de hoje, como um dos melhores centros de ensino da área, sendo referência de pesquisa e ciência.

Isso tudo sem deixar de considerar o papel social da instituição, de também contribuir com diversos avanços e melhorias para a comunidade. “As demandas da sociedade são atendidas graças ao forte diferencial dos nossos egressos que são formados com base em um projeto pedagógico que estimula o protagonismo estudantil e leva a formação de um profissional imbuído de valores éticos e alta competência técnica”, explica o diretor da EE. 

Atualmente, a Escola conta com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e o curso de Química, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Além disso, ali o estudante tem, à sua disposição, diversas opções de internacionalização que podem ser incorporadas ao seu currículo, podendo desenvolver programas, projetos e até mesmo parte dos estudos em outros países, por meio das instituições parceiras da UPM.

Serviço
Aula magna EE - Desafios da Ciência e Tecnologia em Tempos Modernos
Data:
 25 de março
Hora: às 18h30
Transmissão: pelo canal da TV Mackenzie no YouTube

Na foto da capa está o Prédio 1 do campus Higienópolis do Mackenzie. Primeiro prédio a ser construído e receber o curso de engenharia no campus. Hoje lar do Centro Histórico e Cultural Mackenzie.