Universidade

Mackenzie realiza Recepção Solidária aos calouros e seus familiares

Atividades acontecem de maneira remota devido à pandemia da covid-19 

12.08.202012h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie realiza Recepção Solidária aos calouros e seus familiares

Nesse mês de agosto, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizará a famosa Recepção Solidária, evento semestral de acolhimento, que tem como objetivo dar boas-vindas aos novos alunos e seus familiares, e apresentar a história e projetos da Universidade.

As atividades foram adaptadas devido à pandemia do novo coronavírus e serão realizadas, em sua maior parte, por meio de encontros virtuais. “Nosso desejo é aproveitar os recursos tecnológicos para ‘dar um abraço’ em cada aluno”, explica Cristiano Camilo Lopes, coordenador de Programas e Projetos de Extensão da UPM.  

Para Marcelo Bueno, pró-reitor de Extensão e Cultura (PREC) da UPM, a intenção é que a partir das ações propostas, o aluno se sinta acolhido. “Por isso o foco das atividades será a integração, ou seja, mesmo de forma virtual haverá a interação entre calouros e veteranos, mas sem perder o carinho e a alegria de recepcioná-los”, completa.

O evento é uma iniciativa para celebrar o ingresso do aluno na instituição, como explica Lopes, além de “apresentar as oportunidades de sua nova casa – o Mackenzie”, completa.

Bueno aproveita para reiterar que um dos pontos fundamentais da missão e visão da UPM é prezar pelas famílias. “Acolher pais e alunos novos é uma das atividades que mais nos alegram, pois temos a oportunidade de mostrar a grandeza do Mackenzie e, principalmente, evidenciar aquilo que acreditamos enquanto proposta educacional”, afirma.

A programação

Para que a família do calouro conheça a tradição, missão e valores da Universidade, além de sua infraestrutura e preocupação com o processo de ensino-aprendizagem, no dia 14 de agosto, acontecerá a Recepção aos Pais, com a participação do reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos. A live será transmitida pelo Canal da TV Mackenzie no YouTube, a partir das 19h30.

Já no dia 17 de agosto, acontece a Recepção Institucional dos calouros, de forma remota, também pela TV Mackenzie, em três horários diferentes: às 8h, 14h00 e 19h30. Os calouros também terão acesso a vídeos de apresentação de diretores e coordenadores de maneira assíncrona, que estarão disponíveis para acesso na página de Boas-Vindas aos Mackenzistas; assim como demais informações da Recepção.

Cada Unidade Acadêmica da UPM também preparou uma programação especial para seus calouros, esse acolhimento específico ocorrerá às 9h20, 15h30 e 20h30, com a criação de salas virtuais no Microsoft Teams, para que os alunos possam conhecer outros calouros e veteranos e interagir entre si.

Se sentir acolhido é também ajudar ao próximo

Além das atividades on-line, a PREC, em parceria com o Programa Mackenzie Voluntário da Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e com o apoio dos Centros Acadêmicos e do Programa MackVida, preparou um Drive Thru Solidário.

Essa ação tem como objetivo arrecadar alimentos, itens de higiene e roupas (campanha do agasalho) que serão doados a instituições apadrinhadas pelo Programa Mackenzie Voluntário. No mesmo dia e locais das doações, os alunos poderão retirar seu kit de calouro, composto de camiseta do Mackenzie, uma Bíblia de nossa Chancelaria e brindes dos Centros Acadêmicos. É importante que o calouro não se esqueça de levar um documento de identificação com foto para retirar seu kit.

O Drive Thru Solidário acontecerá nos dias 15 e 22 de agosto no campus Higienópolis (das 8h às 17h) e no dia 22 de agosto nos campi Alphaville (das 13h às 17h) e Campinas (das 8h às 12h).

Segundo Lopes, a acolhida aos novos alunos é denominada de Recepção Solidária justamente porque é uma oportunidade de a nossa Universidade expressar também o compromisso social “de levar à comunidade respostas às demandas sociais”, explica. O propósito é despertar o espírito mackenzista “da solidariedade e do respeito com a situação do próximo”, completa o pró-reitor Bueno.

Serviço
Drive Thru Solidário

Higienópolis

Data: 15 e 22 de agosto
Horário: 8h às 17h
Endereço: Rua Piauí, 212, Higienópolis – São Paulo (Recuo da entrada do Colégio Presbiteriano Mackenzie)

Alphaville

Data: 22 de agosto
Horário: 13h às 17h
Endereço: Av. Mackenzie, 905, Tamboré – Barueri

Campinas

Data: 22 de agosto
Horário: 8h às 12h
Endereço: Av. Brasil, 1200, Jardim Guanabara – Campinas