A imagem apresenta um prato de salada.
Eventos

8 dicas alimentares para ter um bom desempenho em provas e vestibulares

Confira as recomendações listadas pela professora de Nutrição da UPM, Marcia Nacif

26.05.202211h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

8 dicas alimentares para ter um bom desempenho em provas e vestibulares

Você sabia que existe uma relação direta entre alimentação, saúde e bem-estar físico e mental dos indivíduos e que a alimentação também influencia em nosso desempenho em estudos e provas? Para você, mackenzista, que está em período de provas, e para você candidato de vestibulares, a professora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marcia Nacif, separou 8 dicas para você ter sucesso nesses momentos.

“Refeições equilibradas e alguns alimentos podem melhorar nossa concentração e memorização, além de evitar a ansiedade e estresse que ocorrem antes e durante as provas. Quem está se preparando para o vestibular sabe que o período pode ser de muita preocupação e ansiedade”, afirma Nacif.

Confira abaixo algumas recomendações e arrase em suas provas e vestibulares!

1. Não pule refeições e tome cuidado com dietas da moda

Durante a preparação para as provas e vestibulares é muito comum que os estudantes descuidem de sua alimentação. Muitos passam horas sem se alimentar por estarem imersos nos estudos e optam por salgadinhos, fast food, refrigerantes, coxinhas e outras frituras.

Quando consumidos em excesso, esses alimentos prejudicam o organismo e afetam o desempenho nos estudos. Uma alimentação saudável contribui para a memória, aumenta a imunidade, melhora o sono, a concentração e a atenção. É importante fazer de cinco a seis refeições por dia, o que inclui café da manhã, almoço, jantar e lanches leves intercalados.

Se você não consegue levar uma marmitinha saudável de casa para seu local de estudo, opte por restaurantes que sirvam refeições saudáveis. Geralmente, os restaurantes por quilo oferecem uma boa variedade de alimentos, o que possibilita escolher refeições equilibradas.

Atualmente, tem se falado muito em dietas da moda, como: lowcarb, jejum intermitente e outras dietas que excluem algum nutriente ou alimento. Dietas muito restritivas e que excluem carboidratos, quando não são orientadas, podem gerar mau humor, perda de atenção e concentração, tudo o que não se espera de uma pessoa que está estudando para uma prova. 

Lembre-se que os carboidratos são as principais fontes de energia para o cérebro!

2. Inclua frutas e hortaliças em seu dia a dia

Frutas e hortaliças exercem efeitos neuroprotetores e anti-inflamatórios, devido ao alto teor de vitaminas, fibras e polifenóis e não podem faltar na alimentação dos estudantes. As frutas são excelentes opções de lanches e sobremesas.

Não esqueça de levar sempre uma frutinha para te acompanhar em sua rotina. 

3. Coma peixes

Os peixes como cavala, salmão, sardinha, atum e o bacalhau são alimentos que se destacam nutricionalmente quanto à quantidade e à qualidade das suas proteínas. Há presença de vitaminas e minerais e, principalmente, por serem fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3, eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenoico (DHA). O consumo desses lipídios traz benefícios no desenvolvimento cognitivo, concentração e memória.

4. Não exagere no chocolate

O cacau e o chocolate atuam como alimentos funcionais, pois carregam substâncias como polifenóis e flavonóides que têm ações antioxidantes e anti-inflamatórias, propriedades antidepressivas, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas do sistema nervoso e humor. Entretanto, consuma sem exageros, afinal de contas, o chocolate costuma ser muito calórico. 

No dia da prova, leve um chocolate pequeno!

5. Cuidado com o excesso de café e energéticos

Muitos alunos exageram no café e bebidas energéticas para virar a madrugada estudando. O excesso dessas bebidas podem causar ansiedade e insônia. E o sono é fundamental para o descanso e concentração nos estudos. Se você é um amante do café, beba no máximo três xícaras pequenas (50ml) por dia.

6. Não esqueça da hidratação

A hidratação é fundamental para o estudante. Beba em torno de 35 ml/Kg de líquidos como água, água de coco, sucos naturais e sem adição de açúcares para manter a saúde.

Lembre-se: evite refrigerantes e bebidas como o suco de maracujá, que pode causar sono e deve ser consumida mais próximo ao horário de dormir. Esse tipo de bebida não deve ser consumido em dias de provas!

7. Evite alimentos gordurosos e doces

Alimentos muito gordurosos como frituras, feijoada e preparações com molhos brancos, podem causar sonolência e atrapalhar os estudos. O excesso de doces deve ser evitado, porque são absorvidos muito rapidamente e podem provocar fadiga de forma precoce.

8. No dia da prova

No dia da prova é importante tomar um bom café da manhã composto por pães ou cereais, frutas, iogurtes, queijos ou leite. Não vá em jejum porque grandes períodos sem comer podem prejudicar o aproveitamento do estudante.

Leve alguns alimentos para não sentir fome durante o período avaliativo, como frutas, chocolate, biscoitos sem recheio e pouco açucarados e barras de cereais. Não esqueça de se hidratar!

Para conferir mais dicas e arrasar nas provas, não perca a live do curso de Nutrição que acontecerá no dia 08 de junho, às 14h! 

Serviço
Live - Como se alimentar para ter um bom desempenho nas provas e vestibular

Data: 08 de junho
Horário: 14h
Acesso: no link