Dia Mundial Sem Tabaco: CCBS promove evento de conscientização para alunos do Ensino Médio

Uso do cigarro eletrônico e promoção do bem-estar foram pauta das ações 

06.06.202215h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia Mundial Sem Tabaco: CCBS promove evento de conscientização para alunos do Ensino Médio

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, promoveu diferentes atividades de conscientização e hábitos saudáveis para a comunidade mackenzista, com foco nos alunos do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, na última terça-feira, dia 31 de maio. A ação, que ocorreu em parceria com o CPM, teve a participação de estudantes, professores e colaboradores do CCBS.

Segundo a coordenadora de Extensão do CCBS, professora Camila Cruz, a iniciativa do evento surgiu devido ao aumento do uso do cigarro eletrônico entre jovens e estudantes na sociedade, o que levou à preocupação com alunos do Ensino Médio. “A direção, coordenação e orientadores pedagógicos têm observado o uso de cigarro eletrônico entre adolescentes, o que sempre gera uma preocupação”, afirmou a coordenadora. 

Cada um dos seis cursos do CCBS realizou uma atividade, de acordo com as suas características. A Fisioterapia, com o aparelho monoxímetro, fez a medição da qualidade do ar expirado pelos alunos. A Biologia deu orientações sobre o funcionamento do sistema respiratório em pessoas que usam a nicotina, seja pelo cigarro eletrônico ou convencional. O curso de Farmácia falou sobre estratégias de cessação do tabagismo e também disponibilizou cremes à base de diferentes óleos essenciais, que diminuem a vontade de fumar. 

Já a Nutrição e a Gastronomia fizeram um levantamento dos alimentos que elevam a sensação de prazer e bem-estar e preparam receitas fáceis com esses alimentos para os alunos levarem para casa. Para completar as atividades, o curso de Psicologia propôs um teste de dependência de nicotina e técnicas de relaxamento e meditação. 

A ação faz parte do Projeto Vida Saudável, que visa à conscientização sobre hábitos saudáveis. “A ideia é, aos poucos, manter esse trabalho de conscientização, impactando e gerando um campus mais saudável, desde as crianças pequenas até os professores e colaboradores”, disse a coordenadora Camila.