Atualidades

Urnas eletrônicas do TRE/SP são utilizadas em eleição dos alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo

Cerimônia de posse do presidente do grêmio estudantil acontece em 20 de junho, no auditório Ruy Barbosa, com diplomação do juiz corregedor do Tribunal

08.06.202211h18 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Urnas eletrônicas do TRE/SP são utilizadas em eleição dos alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo

Uma simulação mais do que real de uma eleição foi realizada dentro do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, campus Higienópolis. Além de candidatos verídicos e com propostas autênticas, as urnas eletrônicas foram cedidas pelo TRE/SP (Tribunal Regional Eleitoral – São Paulo), em parceria com a EJEP (Escola Judiciária Eleitoral Paulista). Participaram do sufrágio democrático 11 alunos na condição de candidatos. Foi eleito o estudante Murilo Silva, do 9º B, para presidente, representando o “Partido Mó Paz”. Já é a quarta vez que a simulação ocorre com a participação do TRE.

Intitulado MACKELEIÇÕES, o projeto foi idealizado por Ricardo Peres, professor de História do CPM São Paulo, e procura iniciar uma experiência política dos alunos dos 9º anos como cidadãos que buscam o bem comum, utilizando o grêmio estudantil como laboratório no Ensino Fundamental II. Houve até a formação dos partidos políticos e diplomação dos eleitos.

As etapas se dividem em: criação de um partido político em cada sala de 9º ano; construção de uma legenda partidária com estrutura administrativa, cargos; e elaboração de divulgação com jingle, redes sociais e mascote. Cada sala disputa suas plenárias internas escolhendo seu candidato e, a partir disso, os partidos organizam suas propostas divididas em quatro temas (sustentabilidade, projeto social, melhoria para o intervalo/recreio e um tema livre). Após essa organização, a campanha tem duração de 15 dias e é promovido um debate entre os candidatos. Em seguida, ocorre o dia de votação e depois a diplomação dos eleitos.

Durante todo o processo, os candidatos visitam o TRE/SP, conhecem o presidente do Tribunal, des. Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, e experimentam votar em uma urna eletrônica oficial.  Alguns alunos trabalham de mesários no dia da eleição e conhecem o TRE, passando por um treinamento oficial. O presidente do TRE/SP destaca os mais importantes valores apreendidos na ação: “respeitar as adversárias e adversários, discutir civilizadamente e, assim, aproveitar o momento para refletir como queremos a classe política no futuro no nosso país”.

No dia da votação, cinco urnas eletrônicas foram preparadas com os nomes e fotos dos candidatos/alunos, juntamente com o TIA (Terminal Informativo Acadêmico), simulando Título de Eleitor. O professor Peres afirma que a parceria com o TRE foi se aperfeiçoando com o tempo.

“A ideia do projeto é tornar os jovens mais conscientes para a escolha de seus candidatos, preparando-os para analisarem propostas e discernir o que é melhor para a sociedade”, destaca o professor Peres.

No pleito eleitoral de 2022, com cerca de 860 votantes, os eleitos foram: Murilo Silva, do 9º B, para presidente (“Partido Mó Paz”) e seu vice, Breno Santiago, do 9º I (“Partido Tamo Junto”). Eles serão diplomados pelo juiz corregedor do TRE/SP em cerimônia no Auditório Ruy Barbosa, no dia 20 de junho, com a presença das autoridades do Mackenzie, do TRE/SP e EJEP, família dos eleitos, além da presença de todos os alunos do Ensino Fundamental II do CPM.

Murilo Silva salienta o quão desafiador foi a dinâmica: “Na sala de aula, tínhamos que pensar em quatro propostas para 30 alunos. É mais difícil do que parece. Foi surreal o que conseguimos fazer. Era um sonho meu debater na frente de muitas pessoas e, graças a Deus, deu tudo certo, foi enriquecedor”.

Já Breno Santiago pontua que o “Partido Tamo Junto” visa melhorar a escola e a vida dos alunos. “Criamos adesivos, fizemos propaganda, vídeos e propostas muito legais. Esse projeto foi muito importante para nós entendermos como é um cenário político na vida real”.