Destinação de até 3% do IR pode ajudar Hospital Mackenzie a manter a qualidade no atendimento ao SUS

Direcionamento do Imposto de Renda para entidades filantrópicas não tem nenhum custo extra para o contribuinte e pode ajudar a salvar vidas

24.05.202219h21 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Destinação de até 3% do IR pode ajudar Hospital Mackenzie a manter a qualidade no atendimento ao SUS

Instituição filantrópica e sem fins lucrativos, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) pede a colaboração da sociedade para manter a qualidade dos atendimentos – mais de 90% realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os cidadãos que ainda não declararam o Imposto de Renda podem destinar até 3% do valor para a entidade, que desde 2019 é mantida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

Os hospitais filantrópicos vivem um momento de dificuldade financeira, em razão da defasagem na remuneração dos procedimentos SUS pelo governo federal, como explica o diretor clínico do HUEM, Dr. Mauricio Marcondes Ribas.

“As receitas são muito menores do que as despesas devido ao subfinanciamento da saúde, o que gera dívidas para os hospitais. Gostaria de fazer um pedido para a população paranaense direcionar parte do seu imposto de renda para ajudar na manutenção do atendimento ao SUS”, destaca o médico.

O direcionamento do Imposto de Renda para entidades filantrópicas não tem nenhum custo extra para o contribuinte. Disponibilizamos um passo a passo de como realizar a doação que vai ajudar a salvar vidas.

Alta complexidade

O HUEM é um hospital geral e de alta complexidade com relevância na saúde pública de Curitiba e Região Metropolitana. Por ano são realizados mais de 1,3 milhão de atendimentos, 1 milhão de exames, 180 mil consultas ambulatoriais, 27 mil internações, 24 mil cirurgias e mais de 3 mil partos.

Referência nacional no atendimento a pacientes queimados e especializado em gestações de risco, a instituição também é destaque em outras áreas da medicina, como oncologia, ortopedia, oftalmologia, transplantes, entre outras. Em 2021, o Evangélico Mackenzie foi responsável por 22% dos transplantes de fígado realizados em Curitiba.

A instituição conta também com o único banco de multitecidos do país, que coleta e armazena pele humana, válvulas cardíacas, córneas e tecidos musculoesqueléticos – materiais fundamentais na realização de diversos tipos de transplantes.

Pediatria de queimados

O diretor clínico da instituição ressalta a importância da colaboração da população para a manutenção do atendimento pediátrico a vítimas de queimaduras. “Particularmente falando na área que atuo, quero fazer um pedido em prol da pediatria de queimados. No Paraná há poucos serviços que atendem esse grave acidente cujos custos de tratamento são muito elevados. A destinação de cada ajuda será revertida na melhora das condições oferecidas a estas crianças”, finaliza.

Como doar?

A doação deve ser feita após o preenchimento completo da declaração.
1) Clique em "Doações Diretamente na Declaração"
2) Clique na aba "Criança e Adolescente"
3) Selecione o fundo municipal, UF Paraná e município colocar Curitiba.
4) Digite o valor que deseja doar (até 3% do imposto) e aperte ok.
5) Desça a barra lateral e em imprimir clique em "DARF - doações diretamente na declaração - eca"
6) O sistema emitirá uma guia para pagamento até 31/05/2022
7) Encaminhe o comprovante de pagamento e DARF para doe@huemackenzie.org.br com seus dados pessoais (Nome, CPF, endereço com CEP e telefone) e com o texto "Doação direcionada para o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie".