Esporte

Novas mídias e tecnologias na Copa do Mundo

Jornalistas conversaram com alunos do CCL sobre novas tendências da comunicação nesta edição da Copa

26.10.202217h07 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Novas mídias e tecnologias na Copa do Mundo

No dia 20 de outubro, quarta-feira, os jornalistas André Hernan e Rafael Sbarai participaram de um bate-papo sobre a Copa do Mundo como campo para novas mídias e tecnologias com os alunos de Jornalismo e Publicidade durante o II Fórum Mackenzie de Tendências para Esporte e Entretenimento - Edição Especial Copa do Mundo, organizado pela Coordenadoria de Educação Continuada (CEC) do Centro de Comunicação e Letras (CCL), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

André Hernan, depois de 18 anos de televisão na Rede Globo, hoje possui o Canal do Hernan no YouTube e é um dos talents da agência NWB. Ele falou sobre a transição para o digital e o interesse pela área. “Fui o primeiro repórter da TV a mergulhar no GloboEsporte.com, hoje GE.globo, e foi ali que comecei a despertar o interesse. Vejo que estou no maior desafio da carreira, mesmo já estando um pouco mais experiente”, disse o jornalista.

Segundo Hernan, a estratégia do digital é inteligente ao saber que não será possível competir com a transmissão da televisão, mas sim na produção de conteúdo, principalmente pela questão do tempo e, por isso, essa será a Copa do digital e das redes sociais. “Temos plataformas que estão crescendo e vamos ver muito bastidor do Catar. Acho que quem está indo cobrir pelo digital tem grandes chance de fazer algo histórico, levar quem está no Brasil para um país restrito como o Catar”, apontou.

Já Rafael Sbarai, antigo aluno do curso de Jornalismo da UPM e head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo, contou aos estudantes sobre a versão do projeto para a Copa do Mundo. O Cartola é um fantasy game, no qual o jogador, ou cartoleiro, cria múltiplas escalações para o seu time e participa de disputas baseadas nas competições esportivas brasileiras e seus respectivos calendários, valendo prêmios. No Cartola Express, será possível escalar os jogadores das seleções e muitas outras novidades.

Paixão pela Copa do Mundo 

“A Copa acontece a cada quatro anos e permite a construção de momentos especiais, que são sempre guardados na memória. Sobretudo, é um dos poucos momentos em que temos mais orgulho do nosso país, junto às Olímpiadas, e como a gente carece de ídolos e novidades esportivas, acho que a Copa é um grande momento”, disse Sbarai sobre o motivo pelo qual o evento esportivo mexe com os sentimentos dos brasileiros e gera muita expectativa.