Esporte

Nomes do Jornalismo Esportivo palestram sobre Copa do Mundo

Papel da imprensa e a paixão brasileira pelo futebol também foram assuntos do Fórum organizado pela Pós-Graduação em Entretenimento e Mídia

25.10.202213h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nomes do Jornalismo Esportivo palestram sobre Copa do Mundo

II Fórum Mackenzie de Tendências para Esporte e Entretenimento - Edição Especial Copa do Mundo teve seu encerramento na última sexta-feira, 21 de outubro, com palestra organizada pela Coordenadoria de Educação Continuada (CEC) do Centro de Comunicação e Letras (CCL), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento foi uma parceria com o Fut-Encontro, projeto de debates sobre futebol em diferentes espaços, fundado pelo produtor Marcio Lázaro, em 2012.

Os palestrantes Cleber Machado, narrador da Rede Globo; Eduardo Savoia, jornalista da Rádio Transamérica; Vladir Lemos, jornalista da TV Cultura; e Breiller Pires, jornalista da ESPN, contaram histórias sobre os bastidores do futebol e as coberturas jornalísticas das várias edições da Copa do Mundo.

A influência da comunicação nas Copas, desde as transmissões de rádio nos anos 50 até o uso da internet e produção de conteúdo para as redes sociais na edição deste ano, que começa em menos de um mês, também foram temas abordados pelos convidados. Por fim, eles disseram que antes de serem jornalistas esportivos, são jornalistas de modo mais amplo e possuem o dever de estar a serviço da informação.

Pires destacou a proposta do evento de debater o futebol. “A gente vê muito na televisão, é uma paixão nacional, mas precisamos debater com mais frequência e de forma mais profunda. Conseguimos problematizar o assunto e trazer a Copa do Mundo em profundidade, por isso a conversa foi muito rica”, concluiu o jornalista.

Para Savoia, o bate-papo com os alunos permitiu a troca de experiências. “A gente viveu muita coisa na vida profissional e procuramos passar alguma vivência, dificuldade que nós tivemos e que, muito provavelmente, eles vão ter também”. Ele também considerou que as próximas gerações de jornalistas serão mais preparadas, por conta dos avanços da tecnologia que permitem que a comunicação seja mais fácil.

“Pode ser que daqui saia o maior craque do jornalismo ou pode ser que nem siga esta carreira, mas o legal é ouvir quais são as ideias, aspirações, o que eles gostam e o que não gostam”, disse o narrador Cleber Machado sobre a possibilidade de saber o que os futuros jornalistas pensam e quais são suas curiosidades.

Lemos também falou da importância do contato com os alunos. “A Copa do Mundo é muito falada, mas sempre pelo mesmo viés. Aqui, a gente teve a oportunidade de mostrar o que é a Copa para o profissional e o que ela custa de trabalho”, disse o jornalista. Segundo ele, o palestrante sempre aprende alguma coisa nessas ocasiões.

Ao final do evento, duas camisas de times brasileiros foram sorteadas para os estudantes presentes.

Quer saber mais sobre este e outros temas? Então conheça a pós-graduação em Entretenimento e Mídia da UPM.