Cultura

Nova edição do Notas Musicais traz obra de compositor francês sobre o Brasil

Programa apresenta peça que mistura ritmos brasileiros com latinos

24.03.202213h16 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nova edição do Notas Musicais traz obra de compositor francês sobre o Brasil

O Notas Musicais, programa produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), chega em sua terceira edição de 2022 com uma apresentação da obra de Darius Milhaud, compositor francês que viveu um período de sua vida no Brasil. O vídeo conta com a participação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e os comentários são do Maestro Parcival Módolo.

A obra do compositor francês apresentada no vídeo trata-se da última parte da peça Scaramouche, nome inspirado em personagens de ópera responsáveis por provocar confusões e situações cômicas. A peça se chama Brazileira. “O Darius é francês de origem e veio para o Brasil, onde produziu uma peça baseada em sua vivência por aqui, após ter contato com diversos compositores nacionais, como Heitor Villa-Lobos”, explica o maestro Parcival Módolo.

Essa composição foi feita, inicialmente, para dois pianos, porém o próprio Milhaud fez uma versão para orquestra sinfônica com um solista de saxofone, que é apresentada no vídeo. A composição contém uma verdadeira mistura de ritmos, como o samba e a rumba.

O vídeo da apresentação de Brazileira, composição de Darius Milhaud interpretada pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba, já está disponível no YouTube.