Representantes do Mackenzie e Lehigh reunidos. FOTO: Dago Nogueira/NTAI
Atualidades

Mackenzie discute programas de internacionalização com Universidade Lehigh

COI se reuniu com a representante da instituição nesta terça-feira 

24.03.202218h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie discute programas de internacionalização com Universidade Lehigh

Representantes da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) se reuniram com a representante da Universidade Lehigh, Julia Aughenbaugh, nesta terça-feira, 22 de março, para debater sobre uma parceria entre as instituições, pensando em oportunidades futuras para seus alunos. A instituição de ensino, localizada na Pensilvânia, Estados Unidos, possui cinco grandes faculdades: College of Engineering and Applied Science, College of Business, College of Arts and Sciences, College of Health e College of Education. 

Julia Aughenbaugh é a coordenadora dos programas internacionais do College of Education, que tem como foco professores que estão interessados em matérias relacionadas a aconselhamento e liderança escolar. A Lehigh University é voltada para a área de pesquisa, possui cerca de 500 professores e quase sete mil estudantes nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. “Leigh tem um programa global muito forte. Estamos muito interessados em ter parceiros globais para crescermos juntos. Nós temos bons estudantes em intercâmbio, programas de pesquisa em nível de colaboração internacional”, expressou a representante da Lehigh. 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, professor Felipe Chiarello, se mostrou muito satisfeito com a reunião. “Existe uma sinergia natural entre as duas instituições (Mackenzie e Lehigh), especialmente na área de inovação, de educação e também no protagonismo de financiamento. Acho que a gente pode fazer uma série de pesquisas em conjunto, além do intercâmbio de professores e alunos, que vai engrandecendo esse processo de aprendizagem”, afirmou Chiarello. 

Para a coordenação do EducationUSA Mackenzie, é muito importante as conexões entre as universidades americanas e a UPM. “Nós auxiliamos os alunos que têm interesse em fazer futuramente um mestrado, doutorado ou programa de inglês lá fora, mas também a nossa intenção é trazer as universidades para parcerias aqui”, explicou o analista de mobilidade acadêmica, David Medeiros.

“É um papel de apoio que a gente tem junto à COI e toda equipe. Nós sempre fazemos o nosso possível para trazer essas novas parcerias, novos contatos e abrir portas para o Mackenzie no futuro”, acrescentou o também analista de mobilidade acadêmica, Rafael Lemos. 

O encontro entre as universidades trouxe boas perspectivas futuras para os participantes. O coordenador da COI, professor Pedro Buck, acredita que com essa parceria o Mackenzie está formando alunos egressos mais preparados para exercerem a profissão, não apenas no Brasil, mas no mundo. “Alunos também seriam enviados de fora para o Mackenzie, permitindo não apenas que nossos estudantes que viajam, mas também àqueles que aqui permanecem, a terem a oportunidade de interagir com outra cultura”, explicou Buck. 

“É muito bom ouvir que o Mackenzie tem ótimos programas de internacionalização e de pesquisa. Gostaríamos de ter mais parceiros ao redor do mundo, com outras universidades atuando nesses programas. Então, entender hoje os programas que são desenvolvidos aqui me inspirou a continuar conversando com a universidade para fecharmos essa parceria”, declarou Julia Aughenbaugh.

O professor da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM, Ismar Frango, considera que, nos próximos anos, a formação estudantil exigirá uma formação global dos alunos. “Essa é mais uma oportunidade de nossos estudantes expandirem os seus horizontes e pensarem em novos rumos para a sua formação e a COI está seguindo nesse caminho”, indicou.

Também estiveram presentes no encontro os professores mackenzistas Paulo Simões, da Escola de Engenharia (EE), e Samuel Mamede, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA).