Universidade

Mais 5 Universidades dos EUA visitam a Universidade Mackenzie

Futuras parcerias foram tema da reunião

01.04.202217h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mais 5 Universidades dos EUA visitam a Universidade Mackenzie

A Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) se reuniu, nesta quarta-feira, 30 de março, com representantes de cinco instituições de ensino dos Estados Unidos para futuras parcerias. A conversa foi realizada no campus Higienópolis do Mackenzie.

O encontro teve como objetivo o estreitamento de relações entre as instituições, com uma primeira conversa introdutória. Cada instituição de ensino possui perfil e foco diferente das outras, então essas tratativas servem para identificação de pontos de interesse em comum. Na conversa, foram discutidas as diversas possibilidades de parceria, desde a realização de seminários, a colaboração entre docentes e até o intercâmbio de estudantes.  

“Cada Universidade possui um foco específico. Há Universidades reconhecidas pela sua produção científica e pesquisa aplicada, enquanto outras buscam criar laços de mobilidade e recrutamento estudantil. A depender do perfil da Universidade norte-americana, as parcerias podem caminhar para a celebração de acordos de pesquisa que beneficiem a integração entre nossos docentes e pesquisadores ou acordos de mobilidade e dupla titulação”, explicou o coordenador da COI, professor Pedro Buck. 

Participaram desta conversa inicial os professores da UPM responsáveis pelo setor de internacionalização de suas unidades acadêmicas, Paulo Simões, da Escola de Engenharia (EE), e Simone Fuso, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), além do diretor do EducationUSA, David Medeiros.

“Hoje em dia o mercado de trabalho está globalizado. O Mackenzie tem essa preocupação de já promover a oportunidade desse contato intercultural, desse aprendizado técnico, pessoal, multicultural que vai promover uma melhor adaptação nesses ambientes de trabalho globalizado”, apontou a professora Simone, ao avaliar a conversa com as instituições. 

O professor Simões avalia que, após a conversa, tanto a UPM como cada unidade acadêmica poderão avaliar em quais aspectos e de quais maneiras poderão ocorrer as parcerias. “Para a Escola de Engenharia, conseguimos identificar alguns pontos de possível interesse para a parte de intercâmbio de alunos da graduação, mas talvez também existam até mesmo interesses de parcerias em pesquisas”, declarou. 

Já Medeiros, do EducationUSA, afirmou que as novas parcerias beneficiariam o Mackenzie e os mackenzistas. “A missão do EducationUSA é prover informações e elos entre as instituições dos Estados Unidos e as brasileiras. A troca, então, de informações para nós é muito importante. Assim, nós sempre tentamos trazer as instituições dos EUA para que possam dialogar com as instituições aqui no Brasil”, disse.

Os representantes norte-americanos presentes na conversa foram o Senior Associate Director - international da Purdue University, Danek Torrey; o international admissions coordinator da Kansas State University, Logan Gauby; o regional associate director of admissions da University of Vermont, Jesus Ramirez; a associate director of international recruitment da Siena College, Lindsay King; e o assistant director for international recruitment da University of Oregon, Lorenzo Wilcox. Confira a opinião de cada representante sobre o Mackenzie:

Danek Torrey, Senior Associate Director - International, Purdue University

O Mackenzie tem um campus muito bonito e foi bom estar aqui para discutir as diversas oportunidades. Exploramos vários temas para parcerias que envolvessem a possibilidade de os mackenzistas irem aos EUA estudar, em longas ou curtas temporadas, assim como também a abertura para que nossos estudantes possam considerar o Brasil como um destino para ampliarem seus estudos. 

Logan Gauby, International Admissions Coordinator, Kansas State University 

Tivemos a conversa com três professores fantásticos e penso que é muito importante continuarmos com as parcerias globais, mantendo conexões ao redor do mundo. E ,assim como vimos na época da pandemia, nós podemos fazer essas conexões mais facilmente agora que tudo envolve o universo virtual, mas também podemos expandir essas oportunidades em algo presencial. Acredito que tivemos uma conversa fantástica para iniciar essas negociações e sabermos quais serão os próximos passos. 

Jesus Ramirez, Regional Associate Director of Admissions, University of Vermont 

Eu estou bem impressionado com a Universidade Presbiteriana Mackenzie! É a minha primeira vez no Brasil e também a primeira vez que ouço sobre colaborações e intercâmbios. Penso que é uma grande oportunidade tanto para o Brasil quanto para os EUA. 

Lorenzo Wilcox, Assistant Director for International Recruitment, University of Oregon 

É o nosso primeiro encontro, então, ajuda a minha Instituição a entender esse novo "território" no qual estamos explorando, e é ótimo aprender sobre como aliar os nossos programas. Eu vou levar ótimas informações quando voltar para os EUA. E estou esperançoso de que, num futuro próximo, será possível para nossos estudantes conhecer mais a respeito dessa nossa parceria. Foi uma ótima reunião introdutória.

Lindsay King, Associate Director of International Recruitment, Siena College 

Nós sempre valorizamos o relacionamento com outras instituições parceiras, principalmente aqui no Brasil. Com toda certeza, nós adoramos os estudantes brasileiros que estudam em nosso campus, então é bom para nós continuarmos com as conversas para termos novas cidades com representantes em nossa Universidade. 


Veja mais