Cultura

Música no Hall realizará apresentação especial de Choro

Programação contempla o primeiro gênero urbano da música brasileira, o chorinho, com Maik Oliveira e Marcellus Meirelles

01.04.202218h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Música no Hall realizará apresentação especial de Choro

A programação musical da próxima quarta-feira, dia 06 de abril, às 18h, contará com a participação de Maik Oliveira, no bandolim, e Marcellus Meirelles, no violão, e acontecerá no Edifício João Calvino, prédio na entrada do da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) pela rua da Consolação, em Higienópolis. O Música no Hall é um projeto do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), preparado para levar até você momentos de música de qualidade!

O instrumentista se interessou pela música cedo, começou a tocar cavaquinho e violão, até que iniciou os estudos em uma ONG de São Bernardo do Campo que oferecia aulas gratuitas. “Eu ia lá fazer aula de música. Andava aproximadamente uma hora a pé. Descia o morro e ia para o centro de SBC estudar”, relembrou Oliveira.

Nessa escola conheceu o professor Leandro Pena, que tocava violão erudito, bandolim, cavaquinho e outros instrumentos. “Ele passava os solos para eu treinar e, com o tempo, percebeu que eu tinha mais facilidade para fazer isso em vez dos acompanhamentos. A partir daí, passou a me incentivar a tocar bandolim e choro, mas até então eu não conhecia nada disso”, contou.

Ainda jovem seguiu o conselho do professor e contou com o incentivo da família. Passava as tardes na biblioteca ouvindo CD’s de samba antigo e choro e lendo livros sobre esse mesmo assunto. “Depois de uns meses, comprei o meu primeiro bandolim e aqui estou até hoje, tocando muito e pesquisando sobre o choro e a música brasileira em geral”, disse.

Choro: o primeiro gênero urbano da música brasileira

“Falar sobre o choro é falar sobre o primeiro gênero urbano da música brasileira. Este é um dos gêneros que mostra todas as misturas e influências que construíram a nossa Música Popular Brasileira”, ressaltou o produtor do Música no Hall, Marcellus Meirelles.

O Choro surgiu no Rio de Janeiro por volta do final do século XIX, a partir de uma mistura de elementos das danças de salão europeias, músicas de origens portuguesas e africanas. Os compositores Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga foram nomes que marcaram esse gênero musical, com um toque de criatividade e autenticidade. O estilo popularizou-se com o tempo e no início do século XX passou a ter acompanhamento vocal e deixou de ser necessariamente um ritmo melancólico, dando lugar para melodias mais alegres e dançantes.

“Mestres como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Valdir Azevedo, Radamés Gnattali, Villa Lobos, Jacob do Bandolim são alguns que fazem parte da história do chorinho. Eles praticamente construíram o gênero musical e deixaram um grande legado na MPB”, disse Meirelles.

No currículo, Oliveira acumula uma lista de artistas que já acompanhou, como Paulinho da Viola, Inezita Barroso, Eduardo Gudin, Marina de la Riva, Proveta, Edimilson Capelupi, Luizinho 7 Cordas, Karine Telles, entre outros. “O choro é importante porque a partir dele outras vertentes musicais começaram a surgir. Ele é um dos maiores e mais importantes pilares da música brasileira”, finalizou.

Serviço
Evento: Música n’o Hall – Maik Oliveira e Marcellus Meirelles
Local:
Edifício João Calvino, rua da Consolação, 930 - campus Higienópolis
Data: Quarta-feira, 06 de abril
Horário: às 18h
Entrada franca e livre para todos os públicos
Clique aqui e reserve seu ingresso gratuito