Mundo

Universidade Mackenzie recebe pais e responsáveis de calouros

Evento tem como objetivo apresentar oportunidades e criar vínculos com famílias dos estudantes do segundo semestre de 2022

02.08.202217h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Mackenzie recebe pais e responsáveis de calouros

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, no sábado, 30 de julho, a Recepção aos Pais dos Calouros, que tem como objetivo apresentar a instituição para os responsáveis dos novos alunos. O evento, que teve espaço no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis, foi o primeiro realizado de forma 100% presencial desde o começo da pandemia de covid-19, em 2020.

“Não foi possível fazer essa recepção presencialmente em outros semestres recentes e isso foi uma perda muito grande para nós. A gente não deixou de fazer, mas é diferente poder olhar no olho”, celebrou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ao mencionar o retorno da atividade no formato presencial, depois de dois anos sendo realizada de forma virtual. 

O reitor ainda explicou que a recepção é importante para apresentar a estrutura, os cursos e todas as oportunidades da Universidade para os responsáveis dos estudantes. “Os pais estão trazendo os filhos que estão em processo de mudança de fase de vida, então chegam cheio de expectativas, com muita alegria, mas um certo temor, sobre segurança, o curso e muitas outras coisas. A nossa conversa é para tranquilizá-los e apresentar um pouco do que é o Mackenzie”, apontou ele.

A pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein, lembrou que a recepção é uma forma dos pais se inserirem na vida dos filhos, ao conhecerem todos os projetos e oportunidades que a UPM proporciona. “Os pais e responsáveis conseguem ter um acompanhamento da vida dos alunos e o diálogo se aprofunda. Geralmente, os pais nem vão até a universidade, não conhecem o universo e ficam muito distantes da realidade dos filhos. Aqui trabalhamos para mudar isso”, explicou ela.

Entre os pais, o clima era de expectativa pelo começo das aulas. Onésimo Mesquita, pai de uma caloura de Engenharia Mecânica, disse que estava aflito com a nova fase da filha antes de conhecer mais profundamente a UPM. “Ela vem sozinha, nós somos de Guarulhos. É bom ver o empenho do Mackenzie em nos receber e a gente sabe que nossos filhos serão bem recebidos, em uma boa infraestrutura”, explicou.

Nádia Imperador Prado, mãe do calouro de Psicologia, Vitor, celebrou a realização da recepção como uma forma tranquilizar os pais neste começo de curso. “Eu achei maravilhoso, é uma oportunidade que a gente tem de conhecer a Universidade, a instituição, além de ser uma oportunidade das pessoas se integrarem. Eu estou muito ansiosa e essa recepção traz tranquilidade até para que a gente saiba como será o curso”, afirmou. 

Apresentação de oportunidades

A Recepção aos Pais começou com uma reflexão bíblica, que foi ministrada pelo reverendo Carlos Henrique, que também foi o responsável por apresentar as ações da Capelania do Mackenzie. Em seguida, o reitor subiu ao palco e apresentou a estrutura do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), os aspectos acadêmicos da Universidade e relembrou que a UPM completa 70 anos de fundação em 2022, apresentando o selo comemorativo. “Ele possui sete gomos, cada um deles significa uma década e, no meio, há um coração que simboliza o amor com o qual cumprimos a nossa missão aqui, pois os alunos precisam se desenvolver em todos os aspectos da vida”, declarou. 

A apresentação contou com um vídeo do presidente do IPM, Milton Flávio Moura, que saudou os pais dos alunos. “Estamos preparados para mais um semestre. Fiquem muito tranquilos, porque seus filhos vão se sentir à vontade e estarão em um ambiente que valoriza a família e vocês são a nossa família agora”, disse o presidente. 

Em seguida, a pró-reitora Brunstein apresentou os diferenciais da UPM e as possibilidades acadêmicas para os alunos, além de projetos específicos que buscam o desenvolvimento discente, como o MackSTLR. A coordenadora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, professora Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, apresentou os programas de Iniciação Científica e as oportunidades de bolsas de pesquisa e extensão, enquanto o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida, evidenciou as perspectivas culturais, esportivas e extensionistas, tais como iniciativas com os diretórios acadêmicos e atléticas. O evento foi encerrado com a oportunidade aos pais de fazerem perguntas para o corpo acadêmico e dirimirem as dúvidas.