Universidade

Desenvolvimento de soft skills será tema da Aula Magna da Graduação

Competências socioemocionais serão tratadas por especialistas em palestra

22.09.202110h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Desenvolvimento de soft skills será tema da Aula Magna da Graduação

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRGA), realizará, no dia 27 de setembro, às 17h, a Aula Magna da Graduação, voltada para os alunos e docentes de todos os cursos da instituição. O tema da edição deste semestre será Importância do desenvolvimento de soft skills para a saúde e vida profissional. O encontro será on-line e transmitido pelo canal do YouTube da TV Mackenzie.  

No evento, será abordado o desenvolvimento de competências socioemocionais e sua importância tanto na vida, na saúde do indivíduo, como para o desenvolvimento de sua carreira. A temática está alinhada com a proposta educacional do Programa MackSTLR, projeto que tem por objetivo promover e registrar o desenvolvimento da Aprendizagem Transformadora dos alunos, especialmente orientada às soft skills, e que será aplicado em todos os cursos da UPM em diversas atividades curriculares e extracurriculares.

“Educação Superior trata de transformação, da mudança do indivíduo em relação a ele mesmo e à sua contribuição para a sociedade ao seu redor. Isto não se promove somente com o desenvolvimento das habilidades específicas da profissão, mas também de competências mais gerais, transversais e aplicáveis em inúmeros contextos para solucionar dilemas individuais e coletivos”, explica a pró-reitora de Graduação, professora Janette Brunstein.

O desenvolvimento das soft skills tem sido um importante eixo de aprendizagem colocado em prática na UPM, já que o mercado de trabalho cada vez mais tem buscado profissionais que não apenas saibam o que fazer, mas como fazer. “São competências frequentemente associadas à capacidade de liderança, de comunicação interpessoal, criatividade, empatia, flexibilidade, que vão além do conhecimento técnico e que são fundamentais para o mundo do trabalho contemporâneo”, afirma Brunstein. 

Por conta dessa necessidade tão atual e por ser uma demanda da sociedade, a UPM tem se preocupado com o ensino do assunto em todos os seus cursos, já que o Mackenzie, devido à sua confessionalidade, preocupa-se com a formação do ser humano de forma completa, em todas as áreas da sua vida, não apenas no ensino das competências práticas e teóricas, mas também socioemocionais e espirituais.

O encontro contará com a palestra de duas especialistas no assunto. A economista especializada em Neurociência e Comportamento e fundadora da Pratique, consultoria que promove a performance de profissionais por meio do desenvolvimento de soft skills, Vanessa Lemos; e da psicóloga especializada em Neuropsicologia, professora da UPM e facilitadora do método australiano FRIENDS de desenvolvimento socioemocional, Simone Freitas Fuso.

Enquanto Simone Fuso explicará o conceito de softs skills e como essas habilidades podem ser desenvolvidas, Vanessa Lemos abordará a importância das competências comportamentais para o sucesso no trabalho e na vida. “Alguns estudos revelam que, na média, 80% do sucesso de um profissional é atribuído à sua inteligência emocional somada à sua inteligência positiva, enquanto apenas 20% à sua inteligência cognitiva”, aponta Vanessa.

Já Simone destaca que as soft skills ajudam os estudantes a lidarem melhor com obstáculos cotidianos. “O desenvolvimento dessas habilidades os ajuda a enfrentarem os desafios acadêmicos e profissionais, sendo ferramentas na superação das adversidades e no exercício do potencial de cada um”, diz.

“As soft skills ajudam estudantes e profissionais a colocar todas as hard skills (conhecimento técnico) em prática, de forma eficiente e garantindo maior produtividade. O conhecimento técnico e as competências socioemocionais precisam andar de mãos dadas sempre”, finaliza Vanessa.  

Serviço
Aula Magna Graduação - Importância do desenvolvimento de soft skills para a saúde e vida profissional
Data: 
27 de setembro
Horário: 17h
Link da transmissão: clique aqui