Saúde e Bem-Estar

Construa uma rotina livre de estresse

Dicas para uma vida mais tranquila 

30.11.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Construa uma rotina livre de estresse

Quando a rotina e os obstáculos extrapolam o limite, impactam diretamente no psicológico,  culminando em um quadro de estresse. Essa condição pode afetar o corpo de diversas maneiras, como a existência de desordens do sono, dor de cabeça, problemas no intestino, depressão, ansiedade, entre outros males.

A espiral de pensamentos excessivos causados pelas incertezas, situações difíceis e expectativas irreais também acaba tornando impossível o relaxamento do corpo e da mente. Felizmente, o estresse pode ser combatido de várias maneiras, desde tratamentos terapêuticos até atividades cotidianas. Neste artigo elencamos algumas formas de combatê-lo. 

Conecte-se à natureza

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação da Saúde Mental do Reino Unido, as pessoas que frequentemente visitam lugares como parques, florestas, praias ou jardins, tendem a ser mais felizes e saudáveis. O contato com a natureza gera o aumento de emoções positivas e vitalidade, além de promover o alívio do cansaço mental e a melhoria na capacidade de concentração.

Ainda nesta pesquisa, notou-se que 70% dos entrevistados concordaram que ficar próximo à natureza melhora o humor e levanta a autoestima. Além disso, pessoas com acesso à natureza no local de trabalho relataram um envolvimento e foco significativamente maiores em comparação às pessoas com baixa exposição à natureza durante o expediente.

Invista em momentos de lazer

Os momentos que são reservados para o lazer tem um grande impacto na saúde mental. Investir tempo em hobbies ou atividades extracurriculares podem reduzir o estresse, já que transmitem a sensação de autocuidado e equilíbrio. As horas dedicadas a si mesmo são como uma válvula de descompressão mental e tem como objetivo relembrar que a realidade do mundo não está apenas focada em preocupações e problemas.

Ao reservar tempo para si mesmo e cultivar hábitos pessoais, constrói-se uma barreira contra as pressões cotidianas. É necessário definir o lazer como uma parte essencial do dia, já que ele estabelece uma conexão com atividades que proporcionam realização e nutrem a mente, criando uma atmosfera propícia para enfrentar os desafios do dia a dia com mais positividade.

Reduza o consumo de cafeína

Para algumas pessoas, o dia não começa sem uma xícara de café. Apesar de seus benefícios, quando consumido em excesso o café pode ser prejudicial, uma vez que, a cafeína - substância que estimula o SNC (Sistema Nervoso Central), pode acarretar em dependência física, além taquicardia, ansiedade, e claro, acaba aumentando também o estresse.
Para evitar estresse e outros malefícios, é importante reduzir o consumo da bebida em grandes quantidades, e investir em bebidas que tem o efeito calmante, como chá de camomila, suco de maracujá e leite quente - que são ótimos calmantes naturais, e melhoram a qualidade do sono.

Mantenha o corpo em movimento

Atividades físicas são benéficas em muitos sentidos para saúde e bem-estar. Além dos treinos e da academia, populares entre os praticantes de exercícios, existem ótimas opções para pessoas que não se identificam com essa prática; como a dança, natação, futebol, ou andar de bicicleta. 

A prática regular de atividades físicas contribui para a liberação de endorfinas, os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Movimentar-se não só ajuda a aliviar o estresse acumulado, como também fortalece a conexão entre o corpo e a mente.

Entenda suas limitações

Outro fator que potencializa o estresse é o não saber quando parar. O corpo humano necessita de descanso, de pausas e momentos de ociosidade, pois o excesso de trabalho e obrigações diárias também levam à exaustão mental. Para tranquilizar-se tire tempo ao longo do dia para desconectar-se das obrigações, manter o bem-estar emocional e desenvolver o equilíbrio.