Nossos Talentos

Alunos do Direito conquistam prêmios de Mediação e Oratória

Mês de outubro termina com celebração pelas diversas premiações aos mackenzistas 

04.11.202016h45 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Direito conquistam prêmios de Mediação e Oratória

A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conquistou uma série de prêmios em competições acadêmicas de mediação e processo civil. Os títulos foram obtidos nas modalidades de melhor mediadora e melhor oratória. Por conta da pandemia de covid-19, todas as disputas foram realizadas de forma virtual. 

A estudante do 6º período de Direito, Maria Luiza Neves Arantes, conquistou o prêmio de melhor mediadora na XI Competição Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial (CAMARB), competição anual que visa estimular o ensino e o aprendizado da mediação como forma de solução de conflitos. O torneio foi realizado entre 22 e 25 de outubro. 

Para a mackenzista, a experiência vitoriosa vai muito além da conquista. “Tive a oportunidade não só de aprofundar os estudos sobre o tema, mas também de conhecer pessoas maravilhosas e experienciar o espírito de equipe que só o mackenzista entende”, disse Maria Luiza, que é integrante do Grupo de Estudos em Mediação do Mackenzie (GEMMACK).

A equipe desse ano, formada pelos alunos Renata Souza Pereira, Yasmin Karime Rópa de Almeida, Marina Bartoletti Chueiri, Igor Benzobás Moreira, Estela Elisabeth Carvalho de França, Francisco A. Faria de Sousa Freitas, João Vitor Alves da Silva, Maria Luiza Neves Arantes, Vitoria de Oliveira da Silva Neto e Bruna Junqueira B. G. Garcia é treinada pela coach Marina Gouveia, sob a coordenação da professora da FDir, Regina Jorgeti.

Para a professora Regina, as competições acadêmicas são de extrema importância para o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos, pois possibilitam a aplicação de várias habilidades, como o trabalho em equipe, o protagonismo estudantil, a comunicação, a capacidade de aprender outras disciplinas, o desenvolvimento de pesquisas, identificação de estratégias, dentre outras, proporcionando a troca de experiências entre alunos e instituições nacionais e internacionais. “Essas habilidades são cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho”, diz a docente, que coordena o GEMMACK.

Prêmios Regionais

A equipe mackenzista também participou do VI Prep Sul (Regional Sul), que terminou com a aluna do 4º semestre, Renata Souza Pereira, sendo considerada a melhor mediadora. Além disso, a equipe do GEMMACK obteve a quinta colocação entre os mediandos na Regional Sudeste de Mediação. Ambas as competições foram disputadas em outubro, como uma preparação, ambientação e treinamento para disputa nacional. 

Para a coach da equipe, Marina Gouveia, que é antiga mackenzista e fez parte do grupo de estudo em 2016, o formato on-line colaborou na obtenção dos ótimos resultados. “Por conta da facilidade e comodidade dos encontros virtuais, as equipes puderam intensificar os treinamentos, elevando o nível da Competição. Fico feliz com o resultado obtido e mais contente ainda por podermos voltar para casa com o bicampeonato, provando que a equipe mackenzista, a qual tive o prazer de integrar como aluna quando de minha formação, é hoje uma das mais bem preparadas do Brasil”, explica.

Outros Títulos

A outra conquista mackenzista foi na III Competição Brasileira de Processo – Professor José Carlos Barbosa Moreira, disputado entre os 14 e 16 de outubro. A FDir ficou com 1º e 2º lugar de melhores oradores da equipe de agravantes. 

O grupo foi composto pelos alunos Ariel Dupont, Giovana Busnello, Isabella Cairo e Matheus Perigrino, atuando como oradores; e Anita Polito, Helena Queiros, Juliana Totti, Mayara Zanichelli, Milena Mayumi Muraoka, Roberta Tartuce, Vivian Mazza, atuando como apoio; Millena Correia, Higor Siqueira, Pedro Sperandio e Igor Unello, como monitores.

A equipe participou  sob a orientação dos professores processualistas e civilistas: Bianca Richter, Regina Jorgeti, Fátima Maltez, Andrea Caraciola, Carlos Assis, Luis Simardi, André Pagani, Luiz Dellore, Daniel Bushatsky e João Aguirre.

A competição dividiu-se em duas etapas: (i) a primeira consistiu na elaboração da peça processual adequada, conforme o disposto no caso, na condição de Recorrente e Recorrida; (ii) a segunda etapa caracterizou-se pela fase oral, que simulou uma sustentação oral na sessão de julgamento do recurso interposto perante o Tribunal de Justiça.