Imagem mostra uma menina escrevendo em um folha e um notebook a frente
Atualidades

10 dicas para quem vai encarar os grandes vestibulares

Preparamos algumas recomendações para você arrasar no hora das provas

04.11.202118h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

10 dicas para quem vai encarar os grandes vestibulares

Com o final do ano, se aproxima também a data dos vestibulares das grandes universidades do Brasil. Você estudante do ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), veio de uma longa preparação para os exames tão importantes para seu futuro, mas chegando a hora, o nervosismo pode bater à porta. Pensando nisso, conversamos com o coordenador de Vestibular do CPM, Filippo Fogaccia, e preparamos uma lista com 10 dicas para ajudar você a manter a calma e arrasar nas provas.

Antes do vestibular:

1) Organize-se para estudar com antecedência

Para tirar uma boa nota, é importante organizar revisões periódicas, começando um mês antes do vestibular. Além disso, é bom não deixar acumular muita coisa, afinal todo vestibulando sabe que matéria atrasada faz parte da rotina. Estudar com base em versões anteriores da prova é um bom método de organização de estudo. Peça sempre a orientação de professores e coordenadores, pois existe um momento certo para isso.

2) Exercite a capacidade de concentração por longos períodos

Estudar todo dia ajuda a ampliar a atenção e o condicionamento psicológico para realização da prova. Adeque o espaço para o estudo – tenha uma mesa ou bancada próprias para estudar (cama, chão ou sofá não valem) com todos os materiais próximos – incluindo lanche, água – para não ter desculpas para parar de estudar. Anote os pontos principais quando fizer leituras ou assistir a vídeo-aulas. Escrever é um ótimo exercício cognitivo, que põe cérebro e memória para trabalhar. Crie rotina parecida com aulas presenciais, pois isso ajuda a criar hábitos e a acostumar o corpo, melhorando rendimento e concentração. Estabeleça horários para estudar, para assistir às aulas, almoçar etc. Além disso, é extremamente importante desligar as distrações, mantendo o celular desligado, ou afaste-se de animais de estimação, que são grandes fontes de distração durante os estudos.

Apesar disso, é importante se mexer. Levante-se em pequenos intervalos (a cada 2h) por 10 a 15 minutos, pois o corpo se cansa rapidamente, se permanecer sentado na mesma posição, seja estudando ou fazendo prova. Tenha atenção à alimentação, evitando ingerir alimentos muito gordurosos, pois demandam muita energia para digestão e podem dar sono, prejudicando a concentração. Manter-se hidratado ajuda o bom funcionamento do cérebro e a manutenção da atenção. Por fim, durma bem: o sono é fundamental para a consolidação da memória de longo prazo, essencial para o render nos estudos. Um bom sono reparador ajuda a manter a atenção e a concentração ao longo do dia.

3) Faça pequenos simulados em casa para treinar o ritmo

Programe pequenos simulados (por exemplo com 30 questões) calculando o tempo de 3 minutos por questão, utilizando duas ou três disciplinas diferentes para testar seus conhecimentos. Isso permite que você treine habilidades de estratégia e tempo de prova.

4) Dedique-se à redação é fundamental

Produza textos sempre que possível para aprimorar a agilidade. O ideal é uma por semana. Invista tempo em leitura, pois o hábito é essencial para maximizar o desempenho, além de enriquecer vocabulário e repertório.

5) Prepare-se para diferentes tipos de provas

Envolva-se com todo tipo de questão, mesmo que queira apenas um único tipo de vestibular. Fazer questões de diversos tipos e diferentes graus de dificuldade aumenta a sagacidade e a segurança para fazer as provas.

No dia da prova:

6) Tenha clareza e objetividade nas provas dissertativas

O avaliador busca clareza e objetividade. Por isso, não é preciso escrever além do solicitado. Por exemplo, se pedir para citar e não pedir para explicar, apenas cite. Não explique, não se estenda, pois perderá um tempo precioso. Se pedir para justificar, justifique. Ordene bem as respostas no papel, mantendo coerência e coesão e as destaque. Qualquer coisa diferente do comando pode reduzir pontos.

7) Pule questões difíceis

Você deve considerar a pontuação da prova como um todo, então não podemos ficar presos na mesma questão por muito tempo. Não existe certo ou errado com relação à ordem de execução, contanto que o tempo seja suficiente para concluir o exame. Comece pelas questões mais fáceis e deixe as mais difíceis para o final, concentrando-se nelas com muita atenção.

8) Tenha atenção aos enunciados

Não entendeu? Leia devagar, pois isso potencializa a atenção. Grife detalhes que julgar importantes. Releia os excertos para conferir se não deixou de responder.

9) Não complique enunciados simples

Não fique desconfiado de questões fáceis, afinal, elas existem no vestibular. Não as complique, siga o enunciado e resolva. Caso fique com dúvida, assinale e deixe para o final. Primeiro termine a prova e depois revise o que estiver pendente.

10) Não caia em armadilhas mentais

Não se preocupe, por exemplo, se no gabarito aparecem três letras iguais e em sequência. Não significa que é pegadinha. Confie na sua preparação ao longo do ano e nos conhecimentos que conquistou.