Responsabilidade Social

Projeto do Colégio Brasília auxilia alunos durante o distanciamento social

Estudantes produzem conteúdo e publicam em página das redes sociais, causando impacto positivo para eles e para a sociedade

16.11.202111h28 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Projeto do Colégio Brasília auxilia alunos durante o distanciamento social

O projeto MackTransforma é uma página nas redes sociais criada pelos estudantes do ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB). Nela, os alunos divulgam conteúdos, produzidos por eles, para auxiliar os seguidores no período de isolamento social decorrente da pandemia de covid-19. O projeto é coordenado pela professora de química, Marianna Brandão. 

ideia surgiu após um questionamento sobre como a escola poderia contribuir com os estudantes, para além das questões do ensino, no momento de distanciamento social. De acordo com a professora, seu objetivo é proporcionar uma nova perspectiva dentro do ambiente educacional e oportunizar aos alunos melhor interação, maior compartilhamento de informações e experiências, desenvolvimento de habilidades que envolvem interesses além daqueles trabalhados em sala de aula e, ainda, vivenciar a dinâmica do protagonismo estudantil. 

Atualmente, por trás dessa ação estão 56 alunos, sendo do 9° ano do ensino fundamental II e das três séries do ensino médio, que são orientados pela professora de Química. O envolvimento no projeto não conta como nota complementar para os estudantes.  

A responsável pelo MackTransforma conta que o projeto faz parte do dia-a-dia dos estudantes. “A percepção dos integrantes é que eles têm a oportunidade de falar sobre assuntos diversos nos quais eles apresentam um interesse genuíno, além da possibilidade de compartilhar esse interesse com os outros integrantes e desenvolverem conteúdo acerca do assunto”, relata Brandão. 

Resultados Alcançados

A professora de Química afirma que, por meio dessa ideia desenvolvida pelos estudantes, eles têm a oportunidade de ampliar algumas habilidades como pensamento crítico e criativo, permitindo a descoberta de novos interesses. 

“O resultado do projeto são alunos que aprendem o que é compromisso, como podem melhorar seus relacionamentos interpessoais e, também, a organizar o seu tempo, alternando entre atividades curriculares e as atividades do projeto que julgam importantes e agregadoras às suas competências”, destaca a coordenadora do projeto. 

De acordo com Marianna Brandão, o MackTransforma é conhecido dentro da comunidade escolar como uma iniciativa ímpar, por unir estudantes em prol da divulgação do conhecimento. Ao ser questionada sobre o retorno que o projeto tem recebido da sociedade, a professora explica que há o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido no Instagram. 

Para conhecer o projeto desenvolvido pelos alunos do CPM Brasília, clique aqui