Na imagem é apresentado uma cidade da Espanha
Pesquisa e Inovação

Professora da UPM realiza projeto de pesquisa na Universidade de Salamanca

Ação está inserida no Programa Institucional de Internacionalização

05.11.202116h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professora da UPM realiza projeto de pesquisa na Universidade de Salamanca

A professora Zélia Luiza Pierdoná, do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), está na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca (Espanha), com seu projeto de pesquisa - inserido no Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PrInt) da UPM. Em sua pesquisa, Pierdoná pretende analisar, comparativamente, as medidas de transferências de renda adotadas no Brasil e na Espanha para reduzir a pobreza e desigualdades sociais e regionais. O objeto de sua pesquisa está diretamente relacionado às suas atribuições como membro do Ministério Público. 

“Certamente, a viagem acadêmica permitirá a construção de novas relações de ensino e pesquisa, assim como o aprofundamento das já existentes, por meio de intercâmbio com os professores/pesquisadores, tanto da universidade anfitriã, como de outras universidades espanholas, que trabalham com o tema da proteção social e seus respectivos impactos econômicos e sociais, o que inclui os custos para sua implantação”, destaca a professora, que ficará na Espanha até dezembro. 

O projeto de pesquisa de Zélia está incluído no Programa de Doctorado sobre Administración, Hacienda y Justicia en el Estado Social, da Universidade de Salamanca. “Como ponto de partida, será adotada a perspectiva de análise das políticas de transferência de renda antes e durante a pandemia, principalmente o Ingresso Mínimo Vital, sob o aspecto dos impactos na sociedade, relacionados à redução da pobreza, bem como, aos desafios no que tange à sua sustentabilidade. Isso exigirá também a análise dos custos que as citadas políticas geram, considerando o contexto da crise econômica, que tem se agravado com a pandemia”, pontua Pierdoná sobre o início de seu estudo. 

Contribuição com o ensino e pesquisa 

Para a professora, iniciativas e experiências internacionais como essa, permitirão elevar a qualidade e a quantidade de trabalhos científicos e publicações relacionadas ao seu objeto de pesquisa, a proteção social. “A estada em uma outra instituição, especialmente quando se trata de uma instituição estrangeira, proporciona um outro olhar para fenômenos já conhecidos e o conhecimento de outros”, reitera ela.

Pierdoná ainda avalia essa como uma grande oportunidade pessoal e profissional. “A pesquisa a ser realizada contribuirá para o aperfeiçoamento das políticas públicas de proteção social, em especial aquelas dirigidas aos mais vulneráveis, para que, efetivamente, se implemente os objetivos do Estado brasileiro”, afirma a professora.

“Assim, com o desenvolvimento da pesquisa, pretendo contribuir para a construção de respostas ao grande desafio de implantação, controle e avaliação de políticas públicas de enfrentamento à pobreza, as quais poderão permitir, de maneira mais efetiva, a redução das desigualdades. Isso demonstra a adequação do meu projeto aprovado no Programa Institucional de Internacionalização”, finaliza Zélia.