Universidade

O que seu prato diz sobre sua saúde mental?

Aula Inaugural do curso de Nutrição tratou sobre a relação entre os alimentos e o comportamento humano

14.03.202417h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O que seu prato diz sobre sua saúde mental?

O curso de Nutrição, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou na última quarta-feira, 13 de março, a sua Aula Inaugural com o tema Nutrição e Saúde Mental, ministrada pela nutricionista e pesquisadora na Faculdade de Saúde Pública da USP, Lara Natacci. 

“Hoje vemos vários estudos que relacionam de maneira bidirecional: o que a gente come interfere na nossa saúde mental e a nossa saúde mental interfere no que comemos”, afirmou Natacci. Em seu doutorado, a nutricionista pesquisou o consumo de alimentos relacionado a padrões de comportamento, já no pós-doutorado, estudou exatamente o contrário, como os alimentos podem interferir na saúde mental. 

Segundo Natacci, a dieta ocidental, rica em gordura, açúcar e sódio, está mais relacionada com transtornos da mente. “Esses alimentos causam mais inflamação, possuem mais substâncias pró-oxidantes, então quando consumimos em maior quantidade, eles podem ser associados a sintomas de ansiedade, depressão e estresse”, explicou.

Por outro lado, ainda segundo Natacci, a dieta mediterrânea, com alimentos com mais fibras, vitaminas e minerais, como frutas e legumes, possui ações anti-inflamatória e antioxidante, além de nutrientes que ajudam na formação de neurotransmissores e, consequentemente, no combate aos mesmos sintomas. 

“Deveríamos adaptar a nossa alimentação, sem muita restrição, porque restrição pode gerar mais estresse. É preciso fazer uma troca, aumentar a ingestão desses alimentos em vez de diminuir os outros”, disse a nutricionista. 

Natacci também compartilhou com os estudantes sua experiência em consultório e como gerar mudanças de comportamento nos pacientes. “Não é apenas falar o que comer, todo mundo sabe o que seria uma alimentação mais equilibrada, o desafio é como chegar nisso, como motivar o paciente”. 

O tema da Aula Inaugural, de acordo com a professora Ana Paula Bazanelli, responsável pelo evento, foi pensado considerando o cenário atual que vivemos e a importância da prevenção de doenças relacionadas à saúde mental. “É uma abordagem de como a nutrição tem papel importante nos cuidados com a saúde mental, envolve alimentos, nutrientes específicos, hábitos de vida e como trazer isso para o dia a dia do paciente”, destacou a docente.