O discurso das Fake News e as consequências perante a sociedade

Tema será discutido em evento virtual de Letras

13.07.202016h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O discurso das Fake News e as consequências perante a sociedade

A série Diálogos, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), acontece semanalmente no canal do YouTube, às 18h30. O tema da próxima quinta-feira, 16 de julho, é Ciência, Educação, Saúde e Mentira: o discurso das Fake News.

A debatedora convidada será a docente do PPGL, Diana Luz Pessoa de Barros, que também é professora emérita do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP. Nos últimos anos, Diana dedicou-se aos estudos sobre intolerância e fake news no âmbito virtual, sob a perspectiva da teoria semiótica discursiva francesa. Os debatedores e mediadores serão o professor do PPGL, Alexandre Marcelo Bueno, e a também professora do PPGL, Neusa Bastos.

Em um cenário polarizado, principalmente com o uso da internet, as fake news, ou notícias falsas, ganham força e tornam-se um instrumento de persuasão, provocando consequências negativas. A professora Neusa explica que a partir do momento que a sociedade entende a linguagem como um lugar de ação entre autor e leitor, é de extrema importância entender a interação entre eles e também o contexto sócio-histórico-ideológico que estão inseridos. “O indivíduo age, reage e interage através da linguagem. As pessoas não só consideram a comunicação, mas também o lugar de onde estão falando”, disse.

Ela ainda defende a necessidade dos indivíduos de compreender o que leem, por meio da busca de sentidos presentes em textos jornalísticos, políticos e outros. “Quem lê melhor, certamente, sabe se posicionar melhor”, finaliza.

Para participar do debate e enviar perguntas, é necessário inscrição neste link.

Serviço 
Diálogos - Ciência, Educação, Saúde e Mentira: o discurso das Fake News
Data:
16 de julho
Horário: às 18h30
Link da live: https://youtu.be/UGoVpk-INTA