Universidade

Em palestra, Mario Sergio Cortella e Daniel Dias falam sobre objetivos profissionais e educação continuada

Atleta e professor participaram do Mackenzie Connect 

08.12.202112h45 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Em palestra, Mario Sergio Cortella e Daniel Dias falam sobre objetivos profissionais e educação continuada

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, no sábado, 04 de dezembro, mais uma edição do Mackenzie Connect, que contou com a participação do professor, escritor e filósofo, Mario Sergio Cortella, e do campeão paralímpico de natação, Daniel Dias, patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). No evento, realizado no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis, as palestras debateram educação continua e a busca por objetivos profissionais e pessoais.

“Viemos aqui para falar sobre propósito, mudança de vida e sonhos. O evento quer mudar a vida das pessoas, é uma oportunidade de estudar numa instituição que vai transformar sua carreira, sua vida e sua história. O que você está esperando para mudar seu futuro?”, disse o pró-reitor de Graduação da UPM, professor Felipe Chiarello. O Mackenzie Connect também tem como objetivo apresentar os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UPM. 

Na palestra de Mario Sergio Cortella, o professor abordou o tema da educação continuada, evidenciando a importância de se manter a busca pelo conhecimento e a sede pelo aprendizado ao longo da vida. 

“Nossa Educação Básica ou o Ensino Superior são importantes, mas nunca suficientes. Nenhum de nós tem um momento formativo completo na graduação, por exemplo. Quando se pensa em educação continuada, pensa-se na possibilidade de entender a formação como sendo algo que persiste”, declarou.

Além disso, Cortella evidenciou como o ser humano, por não nascer sabendo de tudo o que precisa em sua vida, além de estar em uma constante busca por aprendizado, acaba sendo dotado de habilidade inventiva e criativa. “A maior vantagem é não nascer sabendo, porque, assim, somos capazes de aprender aquilo que seja necessário e possível de ser aprendido. Isso nos dá a capacidade de inventar”, declarou.

Já Daniel Dias realizou uma palestra focada na busca por superação, inspiração e por alcançar objetivos. Em sua fala, ele usou exemplos de sua carreira vitoriosa, mostrando que a deficiência jamais foi um empecilho para o cumprimento dos objetivos. 

“Não existe um pó mágico para minhas conquistas. Nós construímos nossos sonhos. Para que um sonho se concretize, você precisa acreditar que é possível”, disse o ex-atleta. 

De acordo com Dias, para se realizar sonhos é necessário sorrir, buscar cumprir tudo com excelência e jamais perder o foco. “Faça sempre com excelência, faça tudo a 110%, pois isso dá resultado no final. Se você quer que um sonho se realize, você precisa ter foco e determinação e saber aonde quer chegar”, disse. 

O multicampeão paralímpico ainda expressou a necessidade de autoconhecimento para que os objetivos de vida fiquem bem claros. Por fim, Daniel Dias afirmou que jamais podemos parar de sonhar e desejar quebrar barreiras. “Um sonho que você deixa de acreditar, é um pedaço do seu futuro que deixa de acontecer”, apontou. 

Após as palestras, os participantes puderam tirar dúvidas sobre as diversas especializações oferecidas pela UPM, nas modalidades presencial, on-line ao vivo e EaD. As informações sobre os cursos estão disponíveis aqui.