Universidade

EaD, presencial ou on-line ao vivo: saiba a diferença das modalidades de Pós-Graduação

São diversas formas para fazer a tão sonhada especialização

13.05.202114h19 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

EaD, presencial ou on-line ao vivo: saiba a diferença das modalidades de Pós-Graduação

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferece diversos cursos de pós-graduação, seja no Lato Sensu, voltado à capacitação profissional com foco no mercado de trabalho, seja no Stricto Sensu, voltado para a área acadêmica. 

 Com tantas possibilidades, os cursos de especialização da UPM ainda oferecem diversas modalidades, cada uma delas voltadas para um tipo de aprendizado e rotina específicas: presencial, EaD e on-line ao vivo. Em cada uma delas, existem métodos e processos diferentes, porém, com a mesma qualidade e tradição presentes no ensino mackenzista. 

Curioso para saber as diferenças entre cada uma das modalidades? Vamos te apresentar uma por uma.

Nos cursos de Ensino a Distância (EaD), o aluno possui contato direto com o professor em um encontro semanal síncrono (quando a aula é apresentada na hora marcada do curso), para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento de algum ponto da disciplina. Nesta modalidade, o diferencial são os conteúdos assíncronos, que podem ser acessados a qualquer momento, na melhor hora para o estudante: e-books, podcasts e vídeo aulas. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação de fóruns de discussão sobre os temas das aulas.  

Já nos cursos on-line ao vivo a interação é muito maior, pois 100% da carga horária das aulas são constituídas de aulas síncronas, que permitem uma interação entre professores-alunos e aluno-aluno. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma. A vantagem é que o aluno possui uma maior liberdade para acompanhar as aulas onde quiser, inclusive com a possibilidade de assistir novamente as aulas gravadas. 

Por fim, a modalidade presencial envolve métodos de ensino mais tradicionais, com toda a turma no espaço físico da sala de aula. Com a interação feita presencialmente, os professores ficam mais presentes no cotidiano dos alunos, e os alunos possuem uma melhor e mais ampla possibilidade de troca de experiências e networking. Devido às medidas de segurança contra a covid-19, as aulas presenciais estão acontecendo também de forma remota, ao vivo. No entanto, quando permitido pelas autoridades competentes, a presença física nos Campi do Mackenzie será retomada nesta modalidade.  

Já sabe qual modalidade escolher? Aproveite e faça hoje mesmo sua matrícula em alguma pós-graduação Mackenzie.