Na foto podemos ver a mão de uma pessoa, que segura uma caneta e está escrevendo em um papel. Na mesma mesa está o martelo
Universidade

Aula Magna do Direito discute inclusão social e políticas públicas

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi o palestrante do dia

22.09.202111h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula Magna do Direito discute inclusão social e políticas públicas

A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, no dia 20 de setembro, a Aula Magna do segundo semestre do curso de Direito, que teve como tema Direitos fundamentais e efetividade: o desafio da inclusão social no século XXI, com palestra do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), doutor Reynaldo Soares da Fonseca. O encontro foi on-line e transmitido pelo canal do YouTube da TV Mackenzie.

Segundo o ministro, o tema é instigante e provoca a reflexão sobre qual caminho tomar em um momento tão delicado como o vivido com a pandemia do coronavírus. “É preciso estabelecer as prioridades, e a número um é a saúde”, pontuou ele ao explicar que ela nos revela e nos leva a outras políticas públicas necessárias para construção de uma sociedade melhor.

“Depois de vivermos esse trauma da humanidade, nós precisamos pensar na recuperação dos laços e das políticas públicas que façam com que essas pessoas à margem da sociedade possam voltar, ou ter pela primeira vez, o convívio e o benefício destas políticas”, destacou Fonseca. 

O diretor da FDir, Gianpaolo Poggio Smanio, disse que não há tema mais importante para uma Universidade confessional do que olhar o constitucionalismo sob a ótica da fraternidade. “De fato, resgatamos questões que são jurídicas hoje, mas, antes disso, são questões da confessionalidade e dos valores mackenzistas”, adicionou.

Além dos citados, estiveram também participando do evento as seguintes autoridades: o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, professor Felipe Chiarello; o assessor jurídico do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), dr. Roberto Tambelini; a pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein; o coordenador do curso de Direito da UPM campus Higienópolis, Carlos Eduardo Nicoletti Camillo; a coordenadora do curso de Direito da UPM campus Alphaville, Larissa Dias Puerta dos Santos; o capelão universitário, reverendo Francisco Creti Neto; e o professor Humberto Fabretti, responsável pela moderação do evento. 

Assista na íntegra a seguir: