Universidade

Em Webinar, Ciências Contábeis Dual Study é oficialmente lançado

Evento debateu Contabilidade 4.0 e serviu como apresentação da nova modalidade de curso

17.09.202115h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Em Webinar, Ciências Contábeis Dual Study é oficialmente lançado

O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) lançou nesta quinta-feira, 16 de setembro, o curso Ciências Contábeis Dual Study, modalidade pioneira no Brasil que permite a formação simultânea do aluno na universidade e empresa, feito em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha (AHK). O evento de apresentação foi realizado no campus Higienópolis, durante a realização do webinar Desafios e tendências da transformação digital para a contabilidade 4.0.

A nova modalidade conta com o mesmo currículo da graduação em Ciências Contábeis, porém, desde o primeiro semestre, o aluno é contratado por empresas parceiras para aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula. No Dual Study, a prática e a teoria se tornam conjuntas.

“Esse projeto tem uma característica ligada à colaboração, que é muito importante para a pesquisa e para a formação de recursos humanos de qualidade. A Universidade tem uma trajetória de escuta ao que a sociedade precisa”, disse o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, na abertura do evento. 

O diretor do CCSA, Claudio Parisi, destacou o pioneirismo da formação. “O curso é um marco na educação superior do Brasil e no estudo da contabilidade no país. É mais uma contribuição que o Mackenzie oferece para a sociedade”, disse. 

Já a coordenadora da graduação em Ciências Contábeis, Liliane Segura, explicou que a nova formação também conta com a qualidade do ensino do Mackenzie. “Foi um curso pensando durante um ano e meio. É a mesma formação em Ciências Contábeis, com a mesma qualidade pela qual a gente já é reconhecido pelo mercado, mas uma forma diferente de ensinar. Queríamos uma formação de altíssimo nível prático”, declarou.

No auditório Ruy Barbosa, os representantes das empresas parceiras da formação Dual Study estavam presentes, afinal, o curso foi planejado em parceria com corporações como a Rödl & Partner, Henkel, Bayer, Consulcamp,  Ziehl-Abegg e outras. 

A ideia de uma formação que permite a pronta aplicação de conhecimentos está em conformidade com a confessionalidade mackenzista, pois todo ensino e forma de sabedoria devem ser voltados para algum propósito. O oposto também é válido, já que nenhuma ação deve ser desprovida de conhecimento. Tanto a prática quanto o ensino devem ser buscados como um meio de se alcançar a excelência.   

O curso é uma grande vantagem para o estudante, dado que além de ter um local para aplicar os conhecimentos vistos em sala de aula, ao fim da graduação ele será um profissional ainda mais preparado. “Na Alemanha, temos muitos profissionais que fizeram esse programa e o grande benefício é que ele já ganha uma visão holística dos processos da empresa. Depois de quatro anos de estudos, já é capaz de assumir cargos de liderança”, apontou o head of BPO and São Paulo Office da Rödl & Partner, Thomas Grieme.

Contabilidade 4.0

O lançamento do curso Dual Study foi feito durante um painel que discutiu a maneira como as transformações digitais da sociedade afetam e alteram as Ciências Contábeis. “A contabilidade segue a orientação do mercado e as mudanças das empresas. Como as corporações entraram numa era tecnológica e foram obrigadas a se desenvolverem muito, a contabilidade precisa acompanhar”, destacou Liliane Segura. 

O reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos reforçou a importância do Mackenzie se adaptar às novidades trazidas pela sociedade. “São tempos de mudança e de adaptação, e uma instituição de 150 anos precisa ficar atenta à sua transformação constante, pois o mundo está mudando e precisamos estar atentos a esse processo, para que tenhamos nossa longevidade assegurada”, destacou.   

A conversa contou com a participação da representante da Bayer SA, Evelyn Francisco; da especialista de recrutamento e seleção da Henkel, Juliana Machado; da Head de Contabilidade da Henkel, Carol Ferreira; do Managing Partner - South America da Rödl & Partner, Philipp Klose-Morero; do head of BPO and São Paulo Office da Rödl & Partner, Thomas Grieme; e do head of Digital Services - South America da Rödl & Partner, Cristiano Alecrim.

“Depois de toda essa transformação digital que vivemos, temos a necessidade de um profissional diferenciado. Esses profissionais precisam estar alinhados com o manejo correto de ferramentas diferenciadas”, explicou a representante da Henkel, Juliana Machado. 

Estiveram presentes no evento a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida.