Universidade

Mackenzie Campinas realiza segunda etapa de projeto em colaboração com Harvard University

Iniciativa visa ajudar agências governamentais, indivíduos e fundações a se prepararem para futuras epidemias

21.09.202110h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas realiza segunda etapa de projeto em colaboração com Harvard University

O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) Campinas, em parceria do Design Laboratory (D-Lab) da Harvard T.H. Escola de Saúde Pública Chan (HSPH), realiza a segunda etapa do projeto de pesquisa Whole Life: Designing Life After Covid-19.

A iniciativa tem como premissa o que se pode aprender sobre os comportamentos das pessoas e organizações hoje que nos ajudará a estar mais bem preparados para combater epidemias do amanhã. O Whole Life possui três projetos independentes, porém interconectados, que visam ajudar indivíduos e organizações a estarem melhor preparados para futuras epidemias.

No primeiro projeto, nomeado Remember Now, foi realizado um estudo etnográfico envolvendo mais de 1,2 mil famílias em mais de 15 países ao redor do mundo. Este estudo buscou documentar como diversas pessoas estão lidando com a covid-19 por meio de fotografias e histórias sobre experiências diárias. Nesta primeira etapa, o CCT foi o colaborador no Brasil.

“No primeiro projeto coletamos aproximadamente 4.000 imagens de 198 famílias. Porém, o interesse está nas novas perguntas que poderemos levantar através das experiências narradas por de trás destas imagens, e nas variáveis e padrões de comportamento que podemos encontrar. Nessa nova etapa, iniciaremos a edição e análise das histórias que estão por trás dessas imagens. Esses dados irão nos indicar a direção para prototipar ideias e buscar soluções”, explica a professora coordenadora do projeto no CCT, Larissa Ferrer Branco.

O segundo projeto, Sketch Tomorrow, terá seu início no dia 20 de setembro e contará com a participação da Professora Marlucy Godoy e cerca de 60 alunos dos cursos das Engenharias e Direito do CCT. Serão aplicados protocolos de análise e processos de estruturados em media digital desenvolvidos pelo D-Lab.

A intenção é formular perguntas relevantes para o contexto dinâmico em que estamos vivendo e explorar ideias ambiciosas que respondam a essas perguntas com novas oportunidades para as organizações criarem valor para a população brasileira.

Por fim, essas ideias servirão de contexto para ativar e envolver possíveis parceiros e financiadores no 3º Projeto, o Prototype Futures, que buscará, por meio de métodos e estruturas de design, integrar estas e outras ideias para criar protótipos de produtos, serviços, espaços e políticas públicas que melhorem as condições de vida hoje, e nos preparem para lidar com as epidemias do amanhã.