Setor de Bancas

Setor de Bancas

Vinculado à Coordenadoria de Programas da Pós-Graduação Stricto Sensu, o Setor é responsável pela gestão das bancas dos cursos de mestrado e doutorado, entre suas atribuições estão:

  • cadastramentos das bancas e documentações que formalizam as bancas
  • envio das documentações e kit bancas aos examinadores e suplentes
  • cadastros dos examinadores externos
  • implantações das arguições
  • conferência e solicitação de pagamentos dos examinadores externos

 

Endereço e Contatos

Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 930 - Edifício João Calvino 
Telefones: (11) 2114-8716 | 2766-7007 | 2766-7031
E-mail: bancas.cpg@mackenzie.br
e atendimento: de 2ª à 6ª feira, das 08h30 às 20h

 

Setor de Atendimento ao Aluno Pós-Graduação

No atendimento aos discentes de Mestrado e Doutorado, localizado no Edifício João Calvino (térreo), são disponibilizados serviços como:

  • recebimento dos trabalhos depositados on-line (qualificação, trabalho de conclusão, dissertação e tese)
  • abertura de requerimentos de cancelamento de disciplina, alteração de matrícula em disciplinas, entre outros.
  • tramitação de bolsas CAPES PROSUC, CAPES PROEX e CNPq.


Endereço e Contatos

Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 930 - Edifício João Calvino (térreo)
Telefones: (11) 2114-8716 | 2766-7007
E-mail: cad.cpg@mackenzie.br
Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feira, das 08h30 às 20h

OBSERVAÇÕES

  • Para Qualificação: O aluno só poderá realizar o depósito da qualificação após ter sido aprovado em exame de proficiência em língua estrangeira e ter concluído todos os créditos em disciplinas;
  • O aluno de Mestrado deve ser aprovado no exame de qualificação no mínimo 4 (quatro) meses antes do prazo estabelecido para o depósito da Dissertação; e o aluno de Doutorado, no mínimo 12 (doze) meses antes do prazo estabelecido para o depósito da Tese.
  • Para Trabalho de Conclusão, Dissertação ou Tese: O aluno poderá depositar seu trabalho de conclusão, dissertação ou tese somente mediante cumprimento da Atividade Programada Obrigatória (APO).
  • A realização das bancas ocorre durante o ano todo, exceto nos períodos de férias e recesso acadêmico, conforme calendário da universidade.
  • Entre a data do depósito e a defesa pública deve haver obrigatoriamente o intervalo mínimo de 30 dias e máximo de 60 dias.
  • Caso a data máxima de entrega ocorra em feriado, sábado ou domingo, o prazo de entrega será postergado para o próximo dia útil.
  • O horário da banca, quando for presencial, deverá obrigatoriamente, ocorrer no intervalo entre 8h30min e 17h. Os orientadores deverão realizar o agendamento de forma que o término da banca não ultrapasse este limite.

PROCEDIMENTOS

É responsabilidade do aluno manter-se informado sobre os seus prazos de depósito junto ao Programa e situação acadêmica.

Orientações ao Programa

  • O secretário do Programa não deve aceitar dos docentes o Formulário de Composição de Bancas (FCB) se o cadastro dos examinadores e suplentes externos indicados estiver desatualizado ou inexistente no Sistema Acadêmico Mackenzie (SAM). Se necessário, solicitar a referida verificação junto ao Setor de Bancas.
  • O secretário do Programa deverá verificar a situação acadêmica do aluno antes de autorizar o depósito do trabalho para exame de qualificação ou defesa e o FCB.
  • Após recebimento do FCB do docente, o secretário do Programa deverá enviar ao discente este FCB para que ele o deposite na Plataforma de Gestão de Processos Mackenzie/GPM junto com o trabalho para exame de qualificação ou defesa.

 

1ª ETAPA PRÉ-REQUISITOS ACADÊMICOS

Para realizar o depósito, o aluno deverá ter cumprido os seguintes pré-requisitos:

PARA QUALIFICAÇÃO

  • Aprovação em teste(s) de proficiência.
  • Créditos em disciplinas.

PARA DEFESA

  • Aprovação em teste(s) de proficiência;
  • Créditos em disciplinas.
  • Atividade Programada Obrigatória (APO).

 

2ª ETAPA: PROCEDIMENTOS DE DEPÓSITOS DE TRABALHOS DE QUALIFICAÇÃO E TRABALHOS DE DEFESAS

Os alunos são responsáveis pelos depósitos on-line via (TIA) na Plataforma de Gestão de Processos Mackenzie/GPM do trabalho completo em PDF (capacidade máxima 150MB) junto com o FCB (PDF).

Os alunos deverão enviar ao secretário do programa, o protocolo de avaliação da orientação (apenas para trabalho de conclusão, dissertação e tese).

Folha de Aprovação (vide modelos para os cursos de Mestrado e Doutorado) contendo os nomes dos membros da banca, para coleta de assinaturas no dia da defesa (apenas para trabalho de conclusão, dissertação e tese).


3ª ETAPA: PROCEDIMENTOS DE DEPÓSITOS DE VERSÃO FINAL DOS TRABALHOS

  1. No decorrer do prazo de 30 dias entre a defesa e o depósito da Versão Final do trabalho, o discente, copiando o professor orientador, deverá encaminhar para o Secretário do Programa de Pós-Graduação a Versão Final do trabalho em arquivo eletrônico único em PDF, de acordo com as normas de (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos), os Formulários de Dados para CAPES e o Termo de Autorização para Publicação Eletrônica (disponíveis abaixo).
  2. Informações ao aluno sobre estes documentos para depósito.

 

Versão Final do trabalho em único arquivo eletrônico/PDF contendo as seguintes informações na ordem abaixo:

 

Enviar formulários em arquivos separados (PDF):

  • Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na Biblioteca da UPM (clique aqui).
  • Formulário de Dados para CAPES (FDC), assinado pelo orientador (escolha o formulário específico para seu curso abaixo):

 

       Administração de Empresas

       Administração do Desenvolvimento de Negócios

       Arquitetura e Urbanismo

       Controladoria e Finanças Empresariais

       Ciências e Aplicações Geoespaciais

       Direito Político e Econômico

       Distúrbios do Desenvolvimento

       Economia e Mercados

       Educação, Arte e História da Cultura

       Engenharia de Materiais e Nanotecnologia

       Engenharia Elétrica e Computação

       Letras

 

ATENÇÃO

Caberá ao Secretário do PPG conferir, na Versão Final do trabalho em arquivo eletrônico/PDF único, as seguintes informações na ordem abaixo:

  1. Folha de rosto.
  2. Ficha Catalográfica em folha separada.
  3. Folha de identificação da agência de financiamento.
  4. Folha de Aprovação com as respectivas assinaturas dos membros da banca.