Eventos

Webinar aborda competências interculturais para o mercado de trabalho globalizado

Encontro é realizado pela Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional do Mackenzie 

08.02.202109h04 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Webinar aborda competências interculturais para o mercado de trabalho globalizado

No dia 19 de fevereiro, a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizará o webinar “Competências Interculturais para o mercado de trabalho globalizado”. A transmissão será feita pelo aplicativo Teams, a partir das 16h.

As palestrantes são profissionais com mais de 20 anos de experiência: Anelise Zandona Hofmann é coordenadora nacional do EducationUSA Brasil, mestre em Educação Internacional pelo SIT Graduate Institute, de Vermont nos Estados Unidos e membro ativo da Associação International de Educação Internacional (NAFSA) desde 1999; e Mariana Barros é Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC/SP, UNESP e UNICAMP), sócia fundadora da Differänce Intercultural e VP da SIETAR Brasil.

O objetivo do evento é sensibilizar a comunidade mackenzista e público externo sobre competências interculturais e educação internacional. Como explica Pedro Buck, coordenador da COI, essas competências “estão diretamente relacionadas a um mundo globalizado, no qual o processo de conhecimento e fluxos de trabalho estão amplamente conectados”. 

Os treinamentos interculturais agregam valor ao estudante e ao profissional, pois o capacitam a se adaptar a contextos culturais diferentes. Segundo Daiani da Silveira, analista de mobilidade acadêmica da COI, quem deseja participar de um processo de intercâmbio ou atuar profissionalmente em outro país, deve estar atento a um rol de competências cognitivas, comportamentais e técnicas, “tais como adaptabilidade, empatia intercultural, flexibilidade comportamental, análise comparada, que podem facilitar e potencializar sua experiência internacional”, explica.

Além disso, deve-se destacar que, cada vez mais, as empresas buscam profissionais com perfil intercultural, em face do conjunto de competências profissionais a ele associadas, não apenas multinacionais, mas startups e de perfil inovador. 

Conexões e aprendizado

A COI atua em projetos que proporcionam o desenvolvimento de competências interculturais para a comunidade discente. Além do tradicional programa de mobilidade acadêmica (Fluxo Contínuo), foi lançado, no segundo semestre de 2020, o programa Exchanging Hemispheres e atividades no modelo COIL (Collaborative Online International Learning).

“No programa Exchanging Hemispheres, já está sendo realizado o segundo curso de curta duração em parceria com professores estrangeiros. Já no COIL, oferecemos uma disciplina na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM em parceria com professores da Universidad Científica Del Sur (PERU). Estas iniciativas permitem que o aluno mackenzista tenha contato com professores e colegas de outro país, criando um ambiente para a troca intercultural”, finaliza o coordenador Buck.

Serviço
Webinar - Competências Interculturais para o mercado de trabalho globalizado
Data: 
19 de fevereiro
Horário: 16h
Transmissão: acesse o Teams