Universidade

Recepção Solidária apresenta diferenciais da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Calouros são recebidos por autoridades em evento on-line

04.02.202110h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Recepção Solidária apresenta diferenciais da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Com o objetivo de desejar boas-vindas aos novos universitários e apresentar a estrutura mackenzista, neste dia 1º de fevereiro a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), realizou a Recepção Solidária 2021. 

O evento aconteceu em três horários diferentes, 8h, 14h e 19h30  e foi transmitido pelo YouTube da TV Mackenzie, sem público presencial. No período vespertino, a mesa foi composta pelo professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM; pela professora Janette Brunstein, pró-reitora de Graduação (PRGA); e o reverendo Marcelo Coelho, capelão da Universidade, que falou sobre o papel da Capelania na formação do estudante mackenzista. A mediação foi feita pelos alunos do curso de Jornalismo, Rafaela Pelozi e Vinicius Ferreira.

Também estavam presentes o diretor Ciro Aimbiré, da Diretoria da Educação (DIRED), representando o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos; o pró-reitor Felipe Chiarello, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG); o pró-reitor Marcelo Bueno, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC); o coordenador Pedro Buck, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI); e o aluno Vitor Mota, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Mackenzie.

O presidente do DCE falou sobre as conquistas estudantis, entidades e como os alunos podem ser ativos politicamente, enquanto os pró-reitores apresentaram as diversas formas que o aluno pode estar inserido no universo mackenzista, seja nas ligas acadêmicas, empresas juniores, bolsas de monitoria, cursos de idiomas, grupos de pesquisa, aulas de canto, intercâmbios e atividades esportivas. Estas são algumas das diversas formas que o aluno pode estar inserido no universo mackenzista.

Nova etapa

O reitor explicou como funciona o Regime Excepcional por Contingência (REC), que foi prorrogado até a conclusão do primeiro semestre letivo deste ano e garante os protocolos de distanciamento social por aulas remotas. “Nos reinventamos a esse tempo em que os alunos precisavam ficar em suas casas. Por isso, hoje, o novo aluno assistirá todas as aulas síncronas, com seu professor ao vivo”. 

A pró-reitora Janette declarou a preocupação da Universidade em oferecer uma aprendizagem transformadora, garantindo que o aluno desenvolva habilidades essenciais no mundo contemporâneo, como as de liderança, capacidade de empreender, saber se comunicar e ter uma visão crítica. “Competências das mais diversas áreas, necessárias para todas as carreiras e que serão desenvolvidas dentro e fora da sala de aula”, explica.

Além de desenvolver as competências específicas de cada profissão, a Universidade dá atenção ao desenvolvimento das competências socioemocionais de cada aluno.

“O Mackenzie tem investido cada vez mais na carreira do discente. Vocês vão ter as habilidades necessárias para concorrer às melhores vagas”, garante a pró-reitora. 

Sobre o retorno às aulas presenciais, o reitor explica que as medidas de segurança estão sendo tomadas, mas ainda não existe uma data para isso acontecer. “Por conta do nível da pandemia, média de mortos, infecções e taxa de ocupação nos hospitais, a Universidade preferiu não antecipar nenhuma volta neste momento”, explica ele, sob o acompanhamento do Mackenzie em relação aos dados da covid-19.

Por fim, Marco Tullio aproveitou para lembrar que todos os alunos de cursos laboratoriais serão chamados para cumprir as atividades presenciais, seguindo todas as medidas de distanciamento e higiene.