Cultura

Tradicional Cantata no Mackenzie Campinas inova em sua 11ª edição

Apresentação deste ano contou com participação da Orquestra Locomotiva

29.11.202318h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Tradicional Cantata no Mackenzie Campinas inova em sua 11ª edição

Já é uma tradição em Campinas: quando o fim de novembro se aproxima, o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realiza a Cantata Um Grito de Paz, marcando o começo das comemorações do Natal na cidade paulista. A 11ª edição da Cantata, que aconteceu na noite da última terça-feira, 28 de novembro, foi diferente: em vez do tradicional coral, esse ano, a apresentação contou com a participação da Orquestra Locomotiva. 
 
Foi um momento emocionante, de anúncio da chegada do Natal. A orquestra, formada por crianças e adolescentes, embalou o público com tradicionais canções natalinas, como Ó Noite Santa, Noite Feliz e Oh! Vinde Fiéis, com direito a orquestra completa: violinos, contrabaixo, percussão, violoncelo e metais (instrumentos de sopro como trombone, trompete e trompa). Ao fim, os músicos deixaram de lado os instrumentos e formaram um pequeno coral, que encerrou a apresentação cantando Bate o Sino e Ó Vinde Adoremos. 
 
De acordo com o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, destacou que a Cantata é um momento de gratidão pelo ano que se aproxima do fim, pelas vitórias e desafios. “É um evento tradicional e é muito importante porque uma Universidade precisa estar próxima da sociedade e ser relacional. Esse evento marca a expressão da nossa fé, um reforço da nossa identidade”, completou. 
 
O maestro Parcival Módolo, da Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da UPM, explicou o motivo da mudança na apresentação de 2023. “Ano passado, quando completou uma década do Grito de Paz, decidimos repensar, já que a fluência dos cantores já não era a mesma e notamos uma certa exaustão do público. Então pensamos em inovar e trazer a orquestra Locomotiva”, apontou, destacando ainda a relação com o trabalho social desenvolvido pela Locomotiva com a identidade confessional do Mackenzie. 
 
Por ser um evento oficial da cidade de Campinas, o prefeito Dário Saadi enviou o maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Wanilton César Mahfuz, para representá-lo. “Fiz parte do primeiro Grito de Paz, em 2003. E Deus sempre nos permitiu, a cada ano, trazer essa celebração e marcar o início do Natal em Campinas, sempre com o foco no verdadeiro sentido dessa festividade. Que esse grito de paz seja reflexo de um desejo de que a paz do senhor inunde a todos nós”.
 
O diretor do CCT, Leopoldo Rocha Soares, apontou a música como um caminho para a paz, não apenas na sociedade, mas dentro de cada pessoa. “Sei que a música é um momento de interiorização dos nossos sentimentos e talvez seja algo mais apropriado para que tenhamos um grito de paz, não apenas para todos os povos, mas para nós mesmos”, disse. 
 
O capelão do campus Campinas da UPM, reverendo Jabis Ipólito de Campos Júnior, em sua palavra de abertura, destacou a importância de se anunciar a chegada do Natal, a principal celebração da fé cristã. “Natal é luz, pois a Luz do mundo chegou. Jesus é alegria e festa e, por isso, a data nos enche de felicidade. E Ele é libertação, pois toda opressão acaba com a vinda de Cristo. Jesus é justiça, paz e vida plena. Por isso Natal é um grito de paz, uma paz que apenas Cristo pode dar. Vamos celebrar o nascimento daquele que nos dá paz”, apontou. 
 
A Orquestra Locomotiva contou com a regência do maestro Rogério Schuindt. Além disso, estiveram presentes no evento: o diretor do Seminário Presbiteriano do Sul, reverendo Carlos Henrique Machado; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; e dos pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior.