Eventos

Racismo sob ótica bíblica é tema de Encontro de Professores Mackenzistas

Autora do livro “O Estigma da Cor”, Jacira Monteiro, foi a convidada

05.10.202209h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Racismo sob ótica bíblica é tema de Encontro de Professores Mackenzistas

No dia 29 de setembro, o Ciclo de Encontro de Professores Mackenzistas recebeu a autora Jacira Monteiro para a palestra Racismo: curando feridas sem negar a realidade, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), campus Higienópolis.

Nascida em Guiné Bissau, Jacira veio aos sete anos de idade para o Brasil com os pais, em busca de melhores oportunidades de estudo e trabalho, e se definiu como “africana demais para ser brasileira e brasileira demais para ser africana”.

Ao longo da palestra, Jacira demonstrou como a escravidão é a raiz do racismo. Para ela, o racismo tem como base a educação e quanto mais a sociedade entender o que aconteceu e qual o legado que a escravidão deixou, maiores são as chances de mudança.

Em seu livro, “O Estigma da Cor”, Jacira trata o racismo a partir de um viés bíblico teológico. “Deus fez nossas diferenças não para nos separar, mas para que a gente viva em unidade, respeitando uns aos outros. Elas devem ser vistas e amadas, glorificando ao Senhor pela sua graça, pelo que Ele fez”, disse a autora.

O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, disse que tratar a temática com uma perspectiva cristã reformada é fundamental e ao trazer Jacira Monteiro, como convidada, a comunidade debate o assunto a partir de um ponto de vista diferente. “Negar uma sociedade racista é fechar os olhos para a realidade, a questão é como abordar esse grande dilema, desde o tempo da abolição, em que os escravos foram libertos, mas não integrados na sociedade”, apontou o chanceler.

O objetivo dos encontros mensais é formar um ciclo de debates com temas atuais, sob o ponto de vista dos princípios e valores que formam a identidade mackenzista. O próximo Encontro de Professores ainda não tem data definida.