Eventos

Segundo Encontro de Professores Mackenzistas debate o mundo como um teatro

Evento teve a participação especial do dr. Jonas Madureira 

17.06.202218h21 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Segundo Encontro de Professores Mackenzistas debate o mundo como um teatro

O segundo evento do Ciclo de Encontros de Professores Mackenzistas, promovido pela Chancelaria do Mackenzie, aconteceu na última quarta-feira, dia 15 de junho, com a palestra do dr. Jonas Madureira sobre o tema “O mundo como um teatro: o declínio do homem público”, no auditório do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), campus Higienópolis. 

O palestrante Jonas Madureira explicou que “o mundo como um teatro” é uma metáfora antiga, da época de Platão, que foi deixada de lado com a chegada da era moderna e refletiu no declínio do homem público, ou seja, na preocupação de seu papel enquanto homem na esfera pública. “Essa noção de papel é a noção do teatro, então, como não há mais um papel para encenar na esfera pública, porque tornou-se uma extensão da esfera privada, vemos o homem público, enquanto um papel, sendo perdido”, completou. 

Segundo o chanceler, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, anfitrião do evento, o tema escolhido para o encontro tinha como proposta estabelecer um diálogo entre a espiritualidade, confessionalidade da instituição e o mundo público, a partir de dois conceitos: a vocação, para o que Deus chamou para ser e fazer na sociedade; e o comprometimento para com a Glória de Deus. 

“Quando juntamos esses dois conceitos, você atua nesse teatro, chamado mundo, com um protagonismo que não chama a Glória para si mesmo, porque o protagonista sempre será Jesus, mas, ao realizar essa mudança, você também deixa de ser ‘só um figurante’ e contribui para a narrativa”, afirmou o chanceler.  

O objetivo dos encontros, que ocorrem mensalmente, é formar um ciclo de debates com temas atuais abordados sob o ponto de vista dos princípios e valores que formam a identidade mackenzista. “Quando pensamos no Ciclo de Encontros de Professores, o objetivo era, primeiramente, permitir que eles compreendessem a identidade institucional e pudessem aplicar nas suas áreas de conhecimento e atuação”, disse o reverendo Grangeiro. 

O evento contou também com a presença dos capelães, entre eles, o reverendo Gildásio Reis, que realizou o momento devocional. “Somos sempre preparados para o trabalho. Desde muito cedo, quando perguntam ‘o que você vai ser quando crescer?’, isso já tem a ver com qual vocação você vai exercer dentro desse teatro de Deus, o mundo”, falou sobre o fim do semestre e destacando a importância da reflexão sobre o tema. 

O próximo encontro acontecerá no mês de agosto, com o retorno das atividades na Universidade após o período de férias.