Cultura

Novo Notas Musicais apresenta ritmo regional

Canção composta por mackenzista é do gênero musical Baião

20.05.202217h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Novo Notas Musicais apresenta ritmo regional

A edição do Notas Musicais, programa produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), apresenta um ritmo brasileiro de uma maneira totalmente inovadora: o popular Baião entoado por uma orquestra sinfônica. O vídeo conta com a composição de Flávio Regis Cunha e com os comentários do maestro Parcival Módolo. 

O Baião é uma dança brasileira que ficou bastante popular após o surgimento do cantor Luiz Gonzaga, que marcou a música nacional. O maestro Parcival Módolo contou a história da origem do ritmo. “O nome vem de uma corruptela, pois veio de um outro gênero musical africano, chamado lundu, que foi transformado aqui no Brasil. E havia um lundu produzido na Bahia que foi chamado de Lundu Baiano, depois ficou baiano e aí se tornou o Baião”, afirma. 

No vídeo, o Baião apresentado foi composto pelo maestro mackenzista Flávio Regis Cunha, que escreveu uma série de canções sobre ritmos brasileiros. A canção é interpretada pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com a regência de Parcival Módolo. 

O vídeo está disponível no YouTube.