Reitoria

Mackenzie promove Recepção aos Calouros com participação da Cia Nissi de Teatro

Egressos também compartilharam um pouco de suas vivências ao longo da jornada da Graduação 

02.08.202319h46 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie promove Recepção aos Calouros com participação da Cia Nissi de Teatro

Começou nesta quarta-feira, 02 de agosto, a Recepção aos Calouros da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Neste primeiro dia o foco foi institucional, apresentando a infraestrutura e organização da UPM aos novos alunos. A iniciativa, que teve espaço no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, contou com uma bela performance da Cia Nissi de Teatro. 

O evento foi iniciado com uma encorajadora saudação do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. Para ele, como todos os ciclos existentes na vida, existe o frio na barriga de iniciar o ensino superior. “Essa recepção foi feita para ajudar vocês, e está relacionada diretamente com a ajuda do Criador para conosco. Algo que desde a fundação da Instituição, na casa da professora Mary Chamberlain, é valorizado. Portanto, confiem que Deus vai conduzir cada um de vocês pela mão ao longo dessa jornada”, orientou Grangeiro. 

Segundo o reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, o Mackenzie tem quase 160 cursos na Universidade, que integram as graduações, licenciaturas, especializações, entre outros. “Vocês fazem parte dos milhares de alunos que encontrarão nessa casa projetos pedagógicos brilhantes, professores e funcionários muitos competentes. Parabéns por terem chegado até aqui, e que seus dias sejam muito felizes", expressou. 

O reitor também discorreu a respeito do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e suas demais mantidas que contemplam os Colégios, Faculdades, Hospitais e a própria Universidade. Em seguida, ele ainda apresentou a equipe e o papel da Capelania. O serviço corresponde ao colhimento institucional, disponível a toda a comunidade mackenzista, feito de forma contínua e regular também por meio das devocionais em todos os grandes eventos educacionais e institucionais. 

Outro pilar do Mackenzie explicado ao longo do evento foi a Chancelaria. O órgão é responsável por expressar a confessionalidade do Mackenzie, materializada pela sustentação explícita da sua origem, identidade institucional e de seus valores cristãos reformados.  

Por fim, Marco Tullio abordou a importância do Programa de Atenção e Orientação aos Discentes (PROATO). Uma iniciativa que tem por objetivo oferecer acolhimento, orientação e suporte psicopedagógico para os alunos com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas. O PROATO busca a permanência de todos os estudantes no mundo acadêmico. 

Outro ponto frisado pelo reitor foi o apoio da capelania aos movimentos estudantis que buscam o crescimento espiritual, como o UNITED. O grupo cristão é formado por alunos que realizam atividades, gincanas, cultos, eventos e acampamentos para integrar os mackenzistas e unir todos por meio da confessionalidade. 

Ao decorrer na Recepção, a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein, incentivou os novatos a aproveitarem todas as oportunidades que possam os tornar protagonistas de suas vidas acadêmicas, em especial o de aprendizagem transformadora. “Nós temos cinco competências socioemocionais chaves que são trabalhadas em diversas iniciativas. Ao final do curso, vocês sairão daqui com dois diplomas. Um exigido pelo MEC, e o do MackSTLR”, destacou. 

Brunstein explicou que o programa Mackenzie Student Transformative Learning Record, conhecido como MackSTLR, é o principal projeto contemplado pelo Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT). Por meio dele, os alunos desenvolvem o e-portfólio, que servirá para se autoconhecerem e registrarem seu desenvolvimento. 

Para explicar a respeito das iniciativas de extensão universitária foi convidado o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira. “Acreditem que a extensão universitária é indissociável do Ensino e Pesquisa. Nesse sentido, olhem ao entorno e vejam as possibilidades de projetos sociais, culturais e esportivos. Temos ações extensionistas espalhadas pelo mundo, que vão desde Paraisópolis e Amazonas, até o Timor Leste”, salientou. 

Também participaram da Recepção egressos mackenzistas do curso de Psicologia, Direito, Jornalismo e Arquitetura. Juntos, eles compartilharam um pouco de suas vivências relacionadas aos programas de intercâmbio da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), projetos desenvolvidos com apoio da Incubadora Mackenzie e as iniciativas do Coro Jovem Cênico. 

“Temos vários tipos de bolsa de pesquisa. Mas além disso, temos oportunidades de intercâmbio disponíveis a todos os alunos da Universidade, por meio de Edital de chamamento. O Education USA é um importante parceiro também, que auxilia os alunos a realizarem o sonho de estudar nos EUA”, compartilhou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello. 

A Recepção aos Calouros do segundo semestre de 2023 continua até sexta-feira. Clique aqui para conhecer a programação completa.