Fala Calouro: Desvende o Mundo dos Livros!

Um bate-papo para te guiar no início da sua jornada mackenzista 

24.07.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Fala Calouro: Desvende o Mundo dos Livros!

Olá, Calouro! Você está prestes a embarcar em uma jornada incrível na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM): o início da sua vida acadêmica! E para te ajudar a explorar todo o universo mackenzista, apresentamos nossa nova série: Fala Calouro. Serão várias matérias com a participação de colaboradores, professores e alunos veteranos para te contar os segredos do Mackenzie, que te ajudarão no cotidiano universitário.  

Você sabia que temos mais de três bibliotecas pelo campus Higienópolis? Nesta matéria, você irá explorar o mundo dos livros por meio de um bate-papo com a coordenadora geral da Biblioteca, Rosely Bianconcini. Prepare-se para desvendar os serviços presenciais e digitais oferecidos e descobrir como aproveitar ao máximo tudo que a Biblioteca tem a oferecer! Confira as dicas a seguir: 

Quais são os serviços presenciais e digitais oferecidos? 
Na Biblioteca da UPM, você encontrará mais de 600 mil livros, revistas e outros materiais à sua disposição. Além disso, a instituição disponibiliza mais de 30 mil e-books das principais editoras acadêmicas, acessíveis pela Internet a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Para facilitar sua pesquisa, o site da Biblioteca oferece acesso a bases de periódicos, bancos de dados, normas técnicas digitais e outros recursos. Você pode conferir todos esses recursos na aba "Recursos de Pesquisa". A seguir, destacamos alguns dos principais serviços disponíveis: 

  • Consulta e reserva on-line do acervo da Biblioteca; 

  • Chat on-line (Fale com o Bibliotecário) - no site da Biblioteca; 

  • Orientação sobre normalização de trabalhos científicos e levantamentos bibliográficos em bases de dados; 

  • Acesso local e remoto às bases de dados eletrônicas on-line, como ProQuest, EBSCO Ultimate, Fuente Académica, JSTOR, GedWeb, entre outras; 

  • Atendimento aos usuários em LIBRAS; 

  • Acessibilidade no site da Biblioteca - compatível com o leitor de tela NVDA, para pessoas com deficiência visual. Além disso, o site também disponibiliza o software VLIBRAS. 

Qual o processo para pegar livros emprestados? 

Para o empréstimo de livros na Biblioteca, os alunos matriculados devem informar o número do TIA no primeiro empréstimo. Em seguida, é necessário cadastrar uma senha. Com o TIA e a senha cadastrada, você poderá realizar novos empréstimos de materiais, renovar prazos e fazer reservas pela Internet. Acesse este link para encontrar mais informações. 

Como realizar o cadastro? 

Ao se matricular na universidade, você já está automaticamente cadastrado na Biblioteca. No entanto, será necessário cadastrar uma senha no primeiro empréstimo de materiais. 

Caso queira participar do Programa de Capacitações da Biblioteca, basta acessar o site. Lá, você encontrará uma variedade de treinamentos disponíveis, podendo escolher o que melhor atende às suas necessidades e agendar um horário presencial ou on-line. 

Se surgir alguma dúvida durante o processo, não se preocupe! Acesse o Guia da Biblioteca.

Recepção 2023.2

Preparado para iniciar uma nova fase na sua vida? A Universidade Presbiteriana Mackenzie te recebe de braços abertos na Recepção aos Calouros 2023.2, nos dias 02, 03 e 04 de agosto, com uma programação cheia de atividades. Você terá a oportunidade de participar de gincanas, conhecer as unidades e ligas acadêmicas, bem como toda a estrutura e as oportunidades da Universidade. Além disso, terá contato com seus professores e com os alunos veteranos. Marque na sua agenda e seja muito bem-vindo mackenzista! Para mais informações, clique aqui.

Fala Calouro 

A série Fala Calouro traz uma coleção de entrevistas, com veteranos e funcionários da UPM, que vão te guiar por diferentes temáticas durante sua jornada acadêmica. Prepare-se, o Fala Calouro está pronto para te encantar e te ajudar a aproveitar ao máximo sua experiência universitária.